Publicado em 09/06/2022 às 10:03, Atualizado em 08/06/2022 às 23:20

PSDB fecha acordo com MDB para formar aliança em torno da candidatura de Simone Tebet

O acerto foi concluído durante uma reunião entre dirigentes nacionais dos dois partidos nesta quarta-feira

Redação,
Cb image default
A senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência da República pelo MDB — Foto: Fátima Meira

O PSDB fechou um acordo com o MDB para apoiar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) a presidente da República.

O acerto foi concluído durante uma reunião entre dirigentes nacionais dos dois partidos nesta quarta-feira (8) no gabinete do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que poderá ocupar o posto de vice de Tebet. Também integrará a aliança o partido Cidadania, que formou uma federação com o PSDB.

A formalização do arranjo político-eleitoral está prevista para esta quinta-feira (9), em reunião da Executiva Nacional do PSDB, em Brasília.

"Acordo fechado", disse ao Blog Gerson Camarotti o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. "Mais um passo dado em direção à união do centro democrático. @MDB_Nacional @PSDBoficial @23cidadania caminham para um momento histórico a favor da reconstrução do Brasil" escreveu no início da noite Simone Tebet em uma rede social.

Os dirigentes tucanos avaliaram que não dava mais para adiar. A definição da posição do partido na eleição presidencial vinha se arrastando desde que a pré-candidatura de João Doria passou a ser questionada internamente, a ponto de o ex-governador ter desistido da disputa.

Para concluir o acordo, o MDB gaúcho foi convencido a encaminhar uma solução de apoio à candidatura de Eduardo Leite, do PSDB, ao governo do Rio Grande do Sul.

Leite era governador e deixou o mandato para disputar as prévias do PSDB com Doria, nas quais acabou derrotado.

Depois de ver inviabilizada a possibilidade de concorrer à Presidência pelo PSDB, Eduardo Leite voltou a articular a candidatura ao governo gaúcho.

O Blog conversou com o deputado estadual Gabriel Souza, pré-candidato do MDB ao governo estadual do Rio Grande do Sul. Ele afirmou que a pré-candidatura "está mantida".

Mas, ao ser questionado se aceitaria ser vice de Eduardo Leite, afirmou que essa decisão não caberia a ele, mas que teria de ser uma "construção" das lideranças do MDB gaúcho junto às bases do partido.