Buscar

23/11/2021 às 07:30, Atualizado em 23/11/2021 às 10:04

PSDB diz que concluirá até domingo escolha de candidato a presidente

O partido tentou concluir as prévias no domingo, mas problemas técnicos no aplicativo eletrônico de votação impediram que a maioria dos filiados votasse.

Nota oficial divulgada no início da noite desta segunda-feira, dia 22 de novembro, informa que o PSDB concluirá até o próximo domingo (28) as prévias para escolha do candidato do partido a presidente da República.

Três postulantes disputam as prévias — os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgilio.

O partido tentou concluir as prévias no domingo (21), mas problemas técnicos no aplicativo eletrônico de votação impediram que a maioria dos filiados votasse.

Segundo a nota, a decisão de concluir as prévias até o próximo domingo foi tomada em conjunto pela direção do partido e pelos três pré-candidatos.

O partido diz, ainda, que aguarda manifestação da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contratada para a elaboração do aplicativo.

"Se, até esta terça-feira, ela não oferecer garantias concretas de viabilidade e robustez da solução contratada, o PSDB adotará tecnologia privada para concluir o processo de prévias. Em qualquer alternativa, a integridade do processo eleitoral será rigorosamente observada", diz a nota.

Ainda segundo a sigla, "todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados."

A votação foi interrompida no último domingo (21) porque parte dos filiados não conseguiu votar pelo aplicativo. Inicialmente, o dia 28 seria reservado para eventual segundo turno. São pré-candidatos os governadores de São Paulo, João Doria, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

O presidente da sigla, Bruno Araújo, se reuniu na sede do PSDB em Brasília desde o início da tarde, por volta das 14h30, com representantes dos pré-candidatos e técnicos responsáveis pela elaboração do aplicativo. Leite foi o único entre os pré-candidatos que compareceu presencialmente.

Até o momento, porém, ainda não foi divulgado o motivo que causou a instabilidade no aplicativo.

Ao todo, 44.700 pessoas se cadastraram para votar nas prévias do PSDB. O partido previa que 700 mandatários votassem presencialmente, em urnas instaladas em um centro de convenções em Brasília, e que o restante recorresse ao aplicativo.

No entanto, os usuários reclamaram de falhas na plataforma. Entre os problemas identificados, foram relatados erros no momento em que tentavam fazer o reconhecimento facial.

Com informações do G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.