Buscar

09/09/2021 às 11:00, Atualizado em 09/09/2021 às 00:26

PSDB anuncia oposição ao governo Bolsonaro após manifestações do 7 de setembro

Partido convidou o Centrão para evitar projeto autoritário de poder

Cb image default
Foto: Reprodução | Senado Federal.

Nesta quarta-feira (8), o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) anunciou por unanimidade oposição ao governo Bolsonaro. O posicionamento público acontece após discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas manifestações de 7 de setembro.

“Por unanimidade, PSDB anuncia oposição ao governo Bolsonaro e início da discussão sobre a prática de crimes de responsabilidade pelo presidente da República”, divulgou o partido nas redes sociais. Em nota, a legenda afirmou que repudia as atitudes “antidemocráticas e irresponsáveis adotadas pelo presidente da República em manifestações pelo Dia da Independência”.

Aproveitando a oportunidade, o partido convidou o Centrão para que “se unam numa postura de oposição a este projeto autoritário de poder”. Seguindo, o PSDB disse ainda que a união é “para evitar a volta do modelo político-econômico petista também responsável pela profunda crise que enfrentamos”.

Também nesta quarta-feira (8), o DEM (Democratas) e PSL (Partido Social Liberal) publicaram nota conjunta repudiando as mensagens propagadas por Bolsonaro. Para os partidos, a liberdade é o principal instrumento democrático e não deve ser utilizada para criar discórdia, disseminação de ódio ou “ameaças aos pilares da própria democracia. Por isso, repudiamos com veemência o discurso do senhor presidente da República ao insurgir-se contra as instituições de nosso país”.

Confira a nota do PSDB na íntegra:

Por unanimidade PSDB anuncia oposição ao governo Bolsonaro e início da discussão sobre a prática de crimes de responsabilidade pelo presidente da República.

O PSDB repudia as atitudes antidemocráticas e irresponsáveis adotadas pelo presidente da República em manifestações pelo Dia da Independência. Ao mesmo tempo, conclama as forças de centro para que se unam numa postura de oposição a este projeto autoritário de poder; e para evitar a volta do modelo político-econômico petista também responsável pela profunda crise que enfrentamos.

O PSDB também se alinha à indignação de todos aqueles que têm na democracia, na defesa das instituições e no respeito à liberdade o seu maior compromisso.

Os brasileiros esperam de seu governante soluções para a pandemia, para o desemprego, para a inflação crescente, para a crise hídrica, para desigualdade, e para o descalabro fiscal.

Por fim, com a participação da Executiva e das bancadas na Câmara e Senado, registramos que após o pronunciamento inaceitável do chefe do Poder Executivo, na data de ontem, iniciamos hoje o processo interno de discussão sobre a prática de crimes de responsabilidade cometidos pelo Presidente da República e o caminho mais eficiente para evitar o agravamento dessa crise na vida das pessoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.