Publicado em 29/05/2017 às 09:30, Atualizado em 28/05/2017 às 23:28

Protesto contra Michel Temer reúne 50 mil em praia carioca

Grupo cobra eleições diretas para presidente.

Redação,
Cb image default
Foto: Reprodução/Twitter

Artistas e movimentos sociais protestam, neste domingo (28), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Grupo cobra eleições diretas como solução para crise política no país. Organizadores calculam público de 50 mil pessoas. Polícia Militar não divulga estimativa.

Da mobilização, iniciada a pouco mais de seis horas, participam cantores como Caetano Veloso, Criolo, Maria Gadú, Mart’nalia, Mano Brown, Milton Nascimento, Pedro Luis, Pretinho da Serrinha e Tereza Cristina.

Também na lista dos que pedem a renúncia de Michel Temer estão os atores Wagner Moura, Fábio Assunção, Lúcio Mauro Filho e o escritor Gregório Duvivier. Moura, por exemplo, classificou o momento como histórico.

Parlamentares se revezaram em trio elétrico, junto com representantes de movimentos sociais. Guilerme Boulos, um dos coordenadores do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), comparou o movimento ao das Diretas Já que cobrava o fim da ditadura em 1983.

Manifestação, conforme a Folha de S. Paulo, ocupa duas pistas de um quarteirão da Avenida Atlântica. Esta foi organizada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, apoiadas por grupos sindicais e movimentos sociais.

Estima-se que este seja o maior ato pela renúncia de Michel Temer e convocação de eleições diretas, depois de movimento similar na quarta-feira (24) acabar em violência, em Brasília.

Para convocação de eleições diretas, no entanto, é preciso aprovar proposta de emenda à Constituição. Isso porque Temer ultrapassou metade do mandato. Assim, caberia ao Congresso indicar por eleição indireta seu sucessor no caso de vacância da Presidência.

Fonte - Midiamax