Buscar

04/08/2019 às 08:00, Atualizado em 03/08/2019 às 17:22

Projeto habitacional de MS é vencedor do Prêmio Selo de Mérito 2019

Em Mato Grosso do Sul, 133 famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas com uma moradia por meio do projeto.

Cb image default
Divulgação

O Projeto Substituição de Moradia Precária desenvolvido pela Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) foi vencedor do prêmio Selo de Mérito 2019 na categoria “Projetos, planos e programas voltados para a produção ou gestão de habitação de interessa social”. A premiação é dada pela Associação Brasileira Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC).

Em Mato Grosso do Sul, 133 famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas com uma moradia por meio do projeto e mais 463 unidades habitacionais estão em execução.

Inovador no Estado, o projeto é uma alternativa que pode ser replicado em todos os municípios do País, devido ao seu baixo custo. O material de construção fica em torno de R$ 19.000,00 por unidade, o beneficiário participa com seu lote e em alguns casos com mão de obra e o município contribuiu com a construção ou assistência técnica.

O Projeto é realizado através de convênio com os municípios, onde os recursos são repassados e o município licita o material de construção. O prazo previsto para a execução da obra é de 24 meses após o contrato de fornecimento de material de construção.

Em Campo Grande, 192 unidades estão sendo construídas pelos próprios moradores que foram retirados da Favela Cidade de Deus para o bairro Bom Retiro. Cada um passou por capacitação oferecida pela Fundação Social do Trabalho (Funsat). Durante um ano, tempo do curso, cada participante recebe um salário mínimo e cesta básica da Prefeitura.

A AGEHAB por meio do governo do Estado subsidiou a compra dos materiais de construção no valor de R$ 4,9 milhões a fim de finalizar a construção das casas do Bom Retiro.

Em Nova Andradina o projeto beneficiou nove famílias que também viviam em situação precária e além das casas, os moradores foram presenteados com móveis novos para a nova moradia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.