Buscar

18/05/2022 às 16:39, Atualizado em 18/05/2022 às 14:36

Projeto de Lei de Capitão Contar para garantir o acesso à informação do cidadão é aprovado

Proposta tem objetivo incluir procedimentos mais objetivos e ágeis para garantir o direito de acesso a informação

Cb image default
Foto - Assessoria

Projeto de lei que 212/2020 do deputado Capitão Contar (PRTB), que garante o acesso à informação do cidadão foi aprovado em primeira discussão nessa terça-feira (17) por 18 votos favoráveis e nenhum contrário.

A proposta com emenda substitutiva integral em agosto de 2021, teve pareceres favoráveis nas comissões de mérito.

O objetivo é incluir procedimentos mais objetivos e ágeis para garantir o direito de acesso à informação, facilitando e incentivando a participação da população na fiscalização do Poder Público.

“O cidadão quer transparência. Quando a administração pública tem como objetivo ser o mais transparente possível, a gente reduz e muito o risco de qualquer tipo de corrupção. Então, esse Projeto de Lei altera uma Lei já existente, aperfeiçoando o seu conteúdo os itens que deverão ter mais transparência”, afirmou Contar.

Para exemplificar, Capitão Contar destacou alguns itens adicionados na Lei existente. “Por exemplo, adicionamos a palavra convênio, que não tinha na legislação anterior. Também colocamos que estejam disponíveis nos portais, as notas de empenho das licitações. Incluímos também de encaminhar o requerente aos órgãos ou entidades competentes caso ele não seja fornecido à informação. Com essas singelas alterações elas foram um pouco desidratadas pela emenda, mas a gente continua aperfeiçoando à Lei em busca de uma transparência mais eficiente”, finalizou o deputado.

A proposta que foi aprovada em segunda discussão os pareces das comissões de mérito, agora vai para redação final por ter sofrido emendas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.