Publicado em 03/06/2017 às 08:30, Atualizado em 02/06/2017 às 19:57

Policiais civis queimam caixão em frente à Governadoria e iniciam manifestações contra reajuste zero

Servidores preveem acampamentos, paralisações e não descartam greve geral contra ‘falsas promessas’.

Redação,

Em consequência do anúncio de reajuste zero aos servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul, foi ‘dada a largada’ a uma série de protestos para demonstrar repúdio à decisão. Ontem, (2), o Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis do Estado) realizou a queima de um caixão preto em frente ao prédio da Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, como ato de indignação à decisão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Conforme o presidente da entidade, Giancarlo Miranda, a ação foi pacífica, mas simboliza o sentimento de toda a categoria. “Foi como uma queima das promessas do nosso governador, que só nos iludiu e dias atrás disse que ia cumprir o acordo na integralidade. Sem reajuste, promoção, valorização das carreiras, não dá. O governo gasta milhões em publicidade, enquanto o trabalhador não tem nem condições de pagar transporte público?”, questiona.

O representante dos policiais civis em MS diz que esta é apenas a primeira de uma série de manifestações para as reivindicações da classe. Além da possibilidade de paralisações de serviços de segurança em breve, policiais aposentados de diversas cidades no interior do Estado se organizam para montarem acampamentos em frente à Governadoria, Assembleia Legislativa e até mesmo em frente ao prédio onde mora Azambuja.

“Também não descartamos, junto às demais categorias, a realização de uma greve geral e sem prazo para acabar. Queremos ser ouvidos com seriedade”, finaliza. Na próxima terça-feira (6), o Fórum dos Servidores irá a Assembleia Legislativa pedir o apoio dos deputados estaduais à reivindicação e fará uma Assembleia Geral para deliberar, dentre outras ações, a greve geral.

O Fórum dos Servidores é composto por 15 entidades classistas, dentre elas o Sinpol-MS, representando cerca de 40 mil servidores estaduais.