Publicado em 17/02/2012 às 13:20, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

PMDB fará varredura para diagnosticar pré-candidatos ficha-suja em MS

Nova Notícias - Todo mundo lê

Midiamax, Midiamax

O PMDB fará uma varredura em Mato Grosso do Sul para diagnosticar pré-candidatos ficha-suja e barrá-los nas eleições municipais deste ano. Ontem, o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a validade da Lei da Ficha Limpa para o pleito de outubro. “Pedi para o jurídico do partido fazer uma consulta entre os pré-candidatos peemedebistas a prefeito e a vereador”, contou o presidente regional da sigla, Esacheu Nascimento.

Segundo ele, o partido já havia deliberado no sentido de impedir a participação de condenados em colegiado na disputa eleitoral. “A questão da ética sempre foi defendida no PMDB e, agora com a validação da lei, nossa preocupação é ainda maior”, comentou.

Indagado sobre casos de pré-candidatos a prefeito ficha-suja no partido, Esacheu informou desconhecer exemplos no Estado. “A gente já vinha orientando no sentido de quem tem problemas na Justiça não participar da eleição”, disse. A previsão do PMDB é disputar 65 das 78 prefeituras do Estado.

A principal dúvida do dirigente é em relação aos pré-candidatos a vereador. “Como é muita gente, não temos um levantamento”, ponderou. Esacheu deu prazo até 28 de abril para o jurídico concluir consulta sobre a ficha dos interessados em concorrer na eleição pelo PMDB. “Na data, realizaremos encontro regional entre os pré-candidatos e aqueles que terão problemas jurídicos serão aconselhados a abrir mão da disputa eleitoral”, acrescentou.

Pré-candidato a prefeito pelo PMDB na Capital, o deputado federal Edson Giroto tem inúmeros processos em andamento na Justiça, no entanto, em nenhum caso há condenação em colegiado. Nestas situações, o partido trabalhará com a presunção da inocência.