Buscar

05/05/2020 às 17:30, Atualizado em 05/05/2020 às 17:07

Pesquisa: saída de Moro derruba popularidade de Bolsonaro

Foi o pior resultado na série histórica dos levantamentos feitos pelo instituto.

Cb image default
Ex-ministro da Justiça Sérgio Moro - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Pesquisa confirma queda na popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com a saída e acusações feitas por Sérgio Moro, ex-ministro da Justiça. O estudo da XP/Ipespe mostra que 49% dos entrevistados considera a gestão dele ruim ou péssima, enquanto os que avaliam o governo como bom ou ótimo passaram de 31% para 27%.

Segundo informações do Valor Econômico, este foi o pior resultado na série histórica dos levantamentos feitos pelo instituto.

Na semana do dia 24 de abril, 42% desaprovavam Bolsonaro à frente do Executivo e 31% ainda apostavam na eficiência do gestor.

A expectativa para o restante do mandato também não foi otimista. Para 46% dos entrevistados, conforme o Valor, ele continuará ruim ou péssimo (semana retrasada eram 38%). Apenas 30% dos entrevistados acreditam que a gestão seguirá boa ou ótima.

O estudo também mediu a popularidade de outras personalidades políticas comparando-as a Bolsonaro. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) obteve a melhor avaliação, seguido de Moro, do ministro da Economia, Paulo Guedes e do vice-presidente Hamilton Mourão. Todos superam o presidente.

Sobre a crise econômica causada pela Covid-19, diz o Valor, 62% defendem mudanças na política financeira e mais investimentos públicos como forma de driblar a recessão. Já 29% apoiam a estratégia atual, apostando na agenda de reformas e na maior participação do setor privado.

Foram mil entrevistas coletadas por telefone entre os dias 28 e 30 de abril, com margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.