Publicado em 18/07/2022 às 12:00, Atualizado em 18/07/2022 às 12:03

Partidos definem as datas das convenções que irão lançar os candidatos no MS

As convenções irão definir as chapas para a disputa pelo Governo do Estado

Redação,

As convenções que irão definir os candidatos a governador, vice, senador, deputado federal e estadual começam na próxima sexta-feira (22), com a oficialização da candidatura da deputada federal, Rose Modesto (União Brasil), que entra na corrida pelo cargo do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

O PSD que lançará O ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad para governador, e a federação do PT, PV e PCdoB, que vem com a advogada Giselle Marques na disputa, devem realizar as convenções no dia 30 de julho.

Entre os dias 1º e 5 de agosto, o deputado estadual Renan Contar, conhecido como Capitão Contar, será a vez do PRTB firmar o bolsonarista como candidato ao Governo do MS.

O PSDB confirmou ao Correio do Estado que irá oficializar o ex-secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, no último dia do prazo para as realizações das convenções, no dia 5 de agosto. Também no limite do prazo, o MDB deverá se reunir para confirmar a candidatura do ex-governador André Puccinelli.

No dia 24 de julho o PSOL deverá oficializar o militante da reforma agrária, Adonis Marcos, como o candidato a governador.

Rose, Mandetta e Harfouche

O presidenciável Luciano Bivar (União Brasil) deve vir ao Estado para participar do lançamento oficial da candidatura de Rose Modesto, que deixou o PSDB para concorrer ao cargo, e, recentemente, negou o boato que será vice de Puccinelli. Também será decidido o impasse de quem o partido irá apoiar na corrida pela cadeira no Senado, que está entre o lançamento do ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, ou o apoio a candidatura do bolsonarista Sérgio Harfouche (Avante), que deixou o Ministério Público de Mato Grosso do Sul para concorrer ao pleito.

Caso o partido oficialize a candidatura a senador de Mandetta, Rose terá o desafio de manter apoio ao Harfouche. Caso isso aconteça, o Avante terá que lançar uma candidatura independente ao Senado.

Marquinhos e vices

O ex-prefeito Marquinhos Trad será lançado candidato a governo no dia 30 de julho, em convenção que será realizada na Associação Nipo-brasileira. O PSB deve decidir se irá apoiar o Trad ou o Riedel, e pode colocar montar chapa com um dos candidatos.

De acordo com o vice-prefeito e presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, a sigla ainda não definiu o lado que irá apoiar, e espera as convenções para tomarem a decisão.

"Os convencionais que irão indicar se iremos com o PSD, PSDB, PT, ou outro partido. O nacional está com a chapa do Lula, e indicou o vice-presidente Geraldo Alckmin. Aqui no estadual ficou a critério do regional. Se o partido ficar com o tucano, nós temos chance de indicar o vice do Riedel. Se ficar com o Marquinhos, também temos a mesma chance."

Carlão contou ao Correio do Estado que tanto ele quanto o médico Ricardo Ayache - comandante do partido - foram sondados para ser vice de ambos lados.

Outros nomes também são cotados para vice, entre eles, o do juiz federal aposentado, Odilon de Oliveira (PSD) que disputa ao Senado e negou a possibilidade da chapa. De Aquidauana surge o nome da médica Viviane Orro (PSD), esposa do deputado estadual Felipe Orro; o ex-secretário municipal de Finanças, Pedro Pedrossian Neto (PSD) também é um nome cogitado, além do suplente de senador José Chagas dos Santos, de Naviraí. Ele é suplente do senador Nelsinho Trad (PSD).

Puccinelli e Papy

No último dia do prazo das convenções, André Puccinelli se reune para definir a chapa que irá disputar o Governo do Estado. O vereador Papy (SD) é um dos nomes especulados para ser vice de André, que conta com o apoio do Solidariedade que pode indicá-lo. Em conversa com o parlamentar, ele disse que se sente preparado e acredita ter potencial para ajudar na chapa. Puccinelli chegou a querer que a candidata Rose Modesto seguisse com ele, porém ela optou em trilhar o próprio caminho.

Tucano e Governo

Também no último dia para a realização das convenções, no Clube Estoril, o PSDB irá oficializar Riedel como candidato e definir quem será o vice. Com o apoio da progressista Tereza Cristina, o tucano, que conta com o apoio do PL, PP e Republicanos, faz sigilo sobre com quem irá montar a chapa, porém os nomes cotados seriam os dos deputados estaduais Coronel David (PL), ligado ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e Mara Caseiro (PSDB), que foi prefeita de Eldorado no ano 2000 e reeleita em 2004.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que não irá interferir na escolha do vice.

Capitão Contar

A convenção do PRTB irá acontecer entre os dias 1º e 5 de agosto, com o deputado estadual Renan Contar na cabeça da chapa e o advogado Beto Figueró (PRTB) como vice. O candidato ao governo diz que não há qualquer chance de acordo e espera a convenção. Mesmo sem o apoio de Tereza Cristina, o parlamentar anunciou que irá apoiá-la para o Senado.

Esquerda

Também marcada para acontecer no dia 30 deste mês, a convenção do PT, PV e PCdoB irá oficializar a candidatura a governadora da advogada Giselle Marques (PT), que irá ter o palanque do pré-candidato a presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O grupo ainda não definiu quem irá compor a chapa com a petista.

No próximo domingo, na Câmara Municipal de Campo Grande, o bacharel em Direito, Adonis Marcos, será lançado a governador pela federação PSOL-Rede. Sem nome de vice até agora, o PSOL anuncia que o candidato ao Senado será o professor Sidney Mello, que concorreu a governador em 2010.

A campanha oficial começa no dia 16 de agosto. O primeiro turno do pleito está previsto para o dia 2 de outubro deste ano.

Conteúdo - Correio do Estado