Publicado em 07/11/2020 às 15:34, Atualizado em 07/11/2020 às 11:36

Obras na ALEMS garantem novo acesso para servidores e entrada exclusiva ao público

Entrada secundária é mais próxima do estacionamento de visitantes

Redação,
Cb image default
Foto: Wagner Guimarães

Enquanto a Casa de Leis está fechada ao público, devido às medidas tomadas para evitar a propagação da Covid-19, obras estão em andamento para melhorias em todo o Palácio Guaicurus. Uma das novidades é a entrada secundária, mais próxima do estacionamento de visitantes, com corrimões e rampas, a fim de facilitar o acesso dos servidores do Poder Legislativo e de visitantes que utilizam cadeiras de rodas ou têm dificuldade de locomoção. Nesta primeira semana de novembro foram instalados os corrimões da escada e da rampa no local.

A nova entrada faz parte do amplo projeto que está em andamento para adequação às Normas Brasileiras 9050 (NBR 9050), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prevê regras de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O projeto foi elaborado pela Comissão de Estudo de Acessibilidade em Edificações. A intenção, conforme o primeiro secretário da Casa de Leis, deputado Zé Teixeira (DEM), é que a Casa de Leis fique ainda mais acessível e segura. “Pensando em proporcionar mais conforto, segurança e para melhor atender a população de Mato Grosso do Sul, fizemos uma readequação na entrada da Assembleia Legislativa. Criamos um segundo acesso exclusivo para os servidores com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas na entrada principal da Casa de Leis, tornado-a ainda mais acessível para os sul-mato-grossenses”, afirmou o parlamentar.

Segundo o responsável técnico das obras, Neder Shabib, arquiteto da ALEMS, o novo acesso foi escolhido de forma que a entrada fique a menos de 50 metros da vaga mais próxima. Pela nova entrada, mais próxima do estacionamento de visitantes e de acordo com as normas de acessibilidade, terão acesso à ALEMS as pessoas que usam cadeiras de rodas e também os servidores. Outros detalhes ainda foram considerados para que as obras ficassem de acordo com as normas de acessibilidade. “Embora não fosse tão visível, nós tínhamos um desnível de dois metros no local. Por isso, também foi necessária a rampa nesta entrada secundária”, explica o arquiteto.

A entrada principal da Casa de Leis, que já contava com rampas e corrimões, bem como inscrição em Braille indicando a entrada e a saída, fica destinada exclusivamente aos visitantes e público em geral.