Publicado em 25/08/2021 às 11:02, Atualizado em 25/08/2021 às 10:17

Novo mapa de risco aponta que 39 municípios estão na bandeira laranja

O Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR) foi criado com objetivo de estruturar um método baseado em dados

Redação,
Cb image default
Foto - reprodução site do governo do MS

O Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia ) divulgou nesta terça-feira (24) o novo bandeiramento dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Os dados completos estão disponíveis no site www.coronavírus.ms.gov.br.

As bandeiras que balizam os gestores municipais também em relação à capacidade limite de estabelecimentos comerciais. "Este novo Mapa aponta que, com avanço da vacinação, 39 municípios estão na bandeira laranja, considerada de grau médio", informou o presidente do Prosseguir, o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

No novo bandeiramento do Prosseguir 19 municípios foram classificados na bandeira vermelha, 39 na laranja, e 21 na amarela e nenhuma cidade na bandeira verde e nem bandeira cinza (grau extremo). As novas definições do programa levam em conta a análise de indicadores da semana epidemiológica 32, referente ao período de 26 de agosto e 08 de setembro.

Comparando com a semana anterior, 41 municípios permanecem na bandeira, 23 progrediram e 15 regrediram.

Elencada como grau tolerável, a bandeira amarela, que propõe o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco, estão Alcinopólis, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Brasilândia, Caarapó, Corguinho, Coronel Sapucaia, Douradina, Glória de Dourados, Japorã, Laguna Carapã, Nioaque, Rio Negro, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sonora, Tacuru, Taquarussu e Três Lagoas.

Pela classificação laranja do Prosseguir, que recomenda atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco, estão: Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Caracol, Corumbá, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jateí, Juti, Ladário, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sidrolândia e Vicentina.

No grau alto, categorizado pelo mapeamento vermelho e que recomenda apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco, estão: Água Clara, Amambai, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Guia do Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Miranda, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Terenos.

Sobre o Prosseguir

O Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR) foi criado com objetivo de estruturar um método baseado em dados, informações e indicadores capazes de nortear os diversos agentes da sociedade, principalmente os entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19 em nosso Estado.