Buscar

15/05/2020 às 18:00, Atualizado em 15/05/2020 às 18:45

NOVA ANDRADINA: Vereadores reiteram indicação para viabilizar projeto de reciclagem de óleo de cozinha

Na ocasião, os parlamentares também enfatizaram outros impactos do projeto.

Cb image default
Foto - Leonardo Kissy

Nesta semana, os vereadores Dr. Sandro Hoici e Marião da Saúde reiteraram indicação para viabilizar a elaboração de projeto de reciclagem de óleo de cozinha usado. A proposta já havia sido apresentada em 2014.

“Com o intuito de disseminar esta ideia e conscientizar as pessoas sobre esta questão, sugerimos que o poder público municipal desenvolva folders, banners e faixas, e distribua em locais estratégicos”, sugeriram.

Na indicação conjunta, os parlamentares reforçaram que “a atitude de cada um pode contribuir para melhorar as condições ambientais e cuidar do recurso natural mais importante do planeta – a água”.

“Se cada um der a destinação adequada ao óleo de cozinha usado já é um grande passo”, complementaram Dr. Sandro Hoici e Marião da Saúde. A proposta foi enviada à Prefeitura de Nova Andradina, com cópia para as respectivas secretarias municipais.

“O óleo usado pode ser reciclado e entregue à empresas que compram estes resíduos para fazer o refino e novamente e transformá-lo em sabão líquido, em pó ou até mesmo biocombustível”, acrescentaram.

Na ocasião, os parlamentares também enfatizaram outros impactos do projeto. “Para o meio ambiente o projeto é de grande importância já que um litro de óleo pode contaminar cerca de um milhão de litros de agua”, disseram.

De acordo com eles, “hoje o óleo usado é jogado diretamente nos ralos das pias ou nos lixos, poluem o solo, além de provocar o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentado até ate 45% os custos de tratamento”.

“Nosso município não dispõe de um local adequado para descarte deste resíduo. Na outra ponta, diversas pessoas sabem que poderiam dar um destino correto ao material e não tem conhecimento de onde entregar para reciclar os óleos usados”, concluíram.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.