Publicado em 28/09/2017 às 12:01, Atualizado em 27/09/2017 às 22:09

NOVA ANDRADINA: Reconhecida como maior competição ciclística de MS, Ultramaratona é enaltecida na Câmara

Organizadores receberam moção de parabenização do presidente da Câmara, vereador Marião da Saúde .

Redação,
Cb image default
Ultramaratona supera as demais edições e se consolida como a maior prova do Mato Grosso do Sul e uma das maiores do país (Foto: Thiago Odeque)

Reconhecida como uma das maiores competições ciclísticas do país, a Ultramaratona Pata de Onça foi enaltecida pelo presidente da Câmara de Nova Andradina, vereador Marião da Saúde. De acordo com o parlamentar, autor de moção de parabenização destinada aos organizadores e integrantes do Bike Clube Pata de Onça, a prova se consolida por reunir atletas de alto nível e também por movimentar o calendário de eventos do município, bem como a economia nova-andradinense.

“Com movimentação estimada de R$ 250 mil reais, o que gerou receita aos setores hoteleiros, gastronômicos e de combustíveis, bem como outros segmentos da economia nova-andradinense, a competição segue como a mais importante do Mato Grosso do Sul, ao reunir mais de 330 atletas e repetir o sucesso das edições anteriores”, ressalta Marião.

SOBRE A ULTRAMARATONA - Com competidores dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal, a prova reuniu atletas de elite do ciclismo. Válida para o Campeonato Brasileiro de MTB Marathon, a competição também é ranqueada pela Confederação Brasileira de Ciclismo. Nesta Edição, contou com percursos de 250 km em trilhas que compreendem as áreas dos municípios de Nova Andradina e Batayporã, com trechos pesados pela quantidade de areia e também pelo calor registrado, que chegou à marca de 45º em alguns pontos da trilha.

Com competidores de alto nível e, apesar da dificuldade da trilha e do sol escaldante, o número de baixas do sábado para o domingo foi em torno de 15%, quando em outros anos, em situações muito melhores, até 30-40% não largavam na 2ª etapa. Quanto à participação de atletas renomados, a Ultramaratona recebeu o Tri Campeão Brasileiro Halysson Ribeiro, que conseguiu a segunda colocação, perdendo a disputa para Rogério do Nascimento Macedo, o Rocca, campeão da 2ª Edição e agora bicampeão da Ultramaratona. Também participou da disputa o campeão da edição anterior, o atleta profissional Marcelo Mozer.

Quanto à participação feminina, a edição 2017 registou um número maior de atletas, com destaque para a campeã de elite, Adeilsa Pascuim, que mostrou a força da mulher no esporte, superando 200 atletas masculinos. Os competidores de 50 a 70 anos também participaram em peso, em número muito maior do que nas edições anteriores, e deram um show de disposição, pois nesta faixa etária quase não houve desistência. Outro destaque é quanto à participação de dois atletas PNE (portadores de necessidades especiais), que também presentearam a Ultramaratona com aulas de superação, determinação e garra.

Em relação à organização, a edição 2017 do evento exigiu pontos extras de apoio, o que resultou na ampliação de investimentos para hidratação e suplementação dos competidores. Nos dois dias de evento, foram servidos mais de dias mais de 7 mil garrafas de água, não contabilizada a quantidade distribuída em tambores pelas equipes.

Em decorrência da experiência do Bike Clube na organização de eventos ciclísticos, a Ultramaratona foi sucesso de crítica, tanto por aqueles que já estiveram presentes em edições anteriores, quanto por ciclistas de nível nacional e internacional que competem no Brasil e no exterior.

Construída através da união de esforços de cerca de 60 pessoas, entre membros do Pata de Onça e colaboradores, a exemplo do Lobos Bike de Batayporã, da Fundação Nova-Andradinense de Esporte e Lazer e da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, a 4ª Ultramaratona supera as demais edições e se consolida como a maior prova do Mato Grosso do Sul e uma das maiores do país.

Fonte - Assessoria