Buscar

10/06/2019 às 14:00, Atualizado em 10/06/2019 às 15:02

NOVA ANDRADINA: Professoras são homenageadas pela elaboração de Livro Didático

Para a parlamentar, a oportunidade serviu para que esta importante iniciativa seja para sempre lembrada e valorizada.

Cb image default
Foto - Leonardo Kissy

A sessão ordinária de terça-feira, 04 de junho, da Câmara de Vereadores, foi marcada por uma homenagem simples, mas carregada de emoção, às professoras Laurecy Correia Tomazinho e Zenilde Osti de Oliveira, pela autoria do Livro Didático de Estudos Sociais, terceira série do Ensino Fundamental com o título “O Município de Nova Andradina”, editado no ano de 1985. A homenagem foi proposta e entregue pela vereadora Joana Darc Bono Garcia (PR).

“Não poderia deixar de homenagear às professoras Laurecy e Zenilde, pois elas assim como outros profissionais da educação, se tornaram muito importante no desenvolvimento educacional da nossa cidade. Principalmente, porque com muito carinho e amor a profissão, planejaram e elaboraram um livro, devido à escassez de material didático de Estudos Sociais à época, que enfocasse o conteúdo programático do município de Nova Andradina”, afirmou Joana.

Para a parlamentar, a oportunidade serviu para que esta importante iniciativa seja para sempre lembrada e valorizada. “Não basta que um profissional se encaixe em algum ramo de atividade, é importante que esta atividade seja reflexo daquilo que faz com esmero, que seja prazeroso, que cause alguma diferença na sociedade como um todo, e foi o que as professoras Laurecy e Zenilde fizerem, por isso, merece nossa parabenização”, concluiu Joana Darc.

História

Em 1983, a professora Laurecy Correia Tomazinho, na época, Secretária Municipal de Educação de Nova Andradina e a professora Zenilde Osti de Oliveira, Supervisora da SEMEC, planejaram elaborar um livro, devido à escassez de material didático de Estudos Sociais que enfocasse o conteúdo programático do município de Nova Andradina.

O objetivo das duas educadoras na elaboração do livro, era auxiliar os professores e alunos nas pesquisas de conhecimento de nosso município, sua criação, dados gerais e específicos daquela época. Para incrementar os estudos, elaboraram também um manual de atividades, anexo ao livro.

Foram dois anos de exaustivo trabalho, de pesquisas, nos entremeios de suas atividades específicas da SEMEC, além dos fins de semana elaborativos.

Todos os alunos e professores da 3º série da rede municipal e estadual de Nova Andradina receberam gratuitamente um exemplar do livro, e receptivo manual de atividades.

O lançamento do livro, “ O Município de Nova Andradina, aconteceu em 1985, nas dependências da Câmara Municipal, numa prestigiada Noite de Autógrafos”.

Em abril de 2019, após 35 anos do lançamento do livro, as professoras Laurecy e Zenilde, foram convidadas pela SEMEC para o lançamento do Projeto Cultura de Mão e Mão”, ao qual compareceram com saudosismo, emoção e gratidão, pela inestimável lembrança.

Com a edição do livro, os objetivos de suas autoras foram alcançados: uma educação de maior qualidade, contribuição para um melhor desempenho escolar dos educandos, incentivo aos professores e valorização do município de Nova Andradina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.