Publicado em 16/12/2020 às 07:31, Atualizado em 18/12/2020 às 18:29

NOVA ANDRADINA: Por sete a seis vereadores reprovam requerimento que permitiria mudança no texto da Lei Orgânica do Município

O requerimento foi colocado em votação em regime especial na sessão desta terça-feira

Redação,
Cb image default
Divulgação

Conforme o Artigo 26 da Lei Orgânica do Município de Nova Andradina dos 13 vereadores eleitos na eleição do dia 15 de novembro, quatro deles não poderão concorrer a nenhum cargo da futura Mesa Diretora da casa que será eleita no dia 01 de janeiro de 2021.

Os vereadores são: João Dan, reeleito pelo (PDT), Wilson Almeida, reeleito pelo PSDB, Pedro Soares (PSD) e Gabriela Delgado, do PSB. Os quatro conforme apurou o Nova Noticias estão filiados, mas tem menos de um ano de filiação partidária.

A informação veio ao conhecimento público, após a articulação de alguns vereadores para a eleição da futura Mesa Diretora. Dos quatro citados acima, dois deles já se manifestaram o interesse pela disputa do principal cargo da Câmara, Pedro Soares e Gabriela Delgado.

De acordo com o inciso primeiro do artigo 26, os vereadores sem filiação partidária, ou com menos de um ano de filiação no partido não podem participar da Mesa Diretora. O Nova Noticias apurou que o texto foi alterado através da emenda 020/2007.

A Mesa da Câmara Municipal de Nova Andradina se compõe do presidente, do primeiro vice-presidente, do segundo vice-presidente, do primeiro secretário e segundo secretário.

Tentativa de emenda no Projeto

Na sessão realizada nesta terça-feira, dia 15, os vereadores Wilson Almeida (PSDB), Quemuel de Alencar (PSD), Edeildo Gonçalves dos Santos (PSDB), Mario Ferreira (PSB) e Sandro Hoici (DEM), até que tentaram através de um requerimento de regime especial alterar a Lei Orgânica, mas não obtiveram êxito na aprovação. Para ser aprovada a mudança na redação da Lei e colocada a emenda em votação era necessários 9 votos.

Na votação houve empate em 6 a 6 e no desempate o vereador, presidente da casa, Vailton Vlademir Sordi (MDB), o Amarelinho, votou contra.

Como fica

O Nova Noticias apurou nos bastidores da Câmara Municipal, caso os seis vereadores, eleitos e ligados ao grupo do ex-prefeito Roberto Hashioka, interessados na disputa pela mesa não consigam na justiça um mandato de segurança que permitam a disputa, o grupo cogita votarem no petista Josenido do Nascimento, popular Ceará para presidente.

Procurado pelo Nova Noticias, Ceará disse estar preparado para assumir o cargo e conduzir o primeiro biênio do próximo mandato no legislativo municipal e aguarda a manifestação de forma oficial do grupo para registra a chapa.

O outro vereador que foi eleito no grupo do prefeito Gilberto Garcia (PL) e se manifestou o interesse em presidir o legislativo municipal de Nova Andradina, é o empresário Arion Aislan, também do PL. Ele foi o mais votado na eleição no município deste ano e conforme o regimento da Casa, ele será o responsável em conduzir a sessão solene de posse do prefeito, vice e dos vereadores, no dia 01 de janeiro de 2021.

De acordo com o regimento, a eleição para eleger o presidente da câmara, é feita através do voto aberto, ou seja, o vereador é convidado a ir até a tribuna de declarar o voto para a chapa, ou candidato que estiver na disputa. Neste ano, será feito um sorteio antes do inicio da votação para saber a ordem os vereadores a irem votar. Antes era pela ordem alfabética.