Buscar

20/02/2017 às 08:32, Atualizado em 20/02/2017 às 12:44

NOVA ANDRADINA: MP pede a cassação do Gilberto e Nenão

Caso juiz acate a decisão do MP, uma nova eleição será marcada.

Cb image default
Prefeito e vice de Nova Andradina podem ser afastados de seus cargos.Fotos: Marcos Donzeli (arquivo Nova Noticias)

Esta semana deverá ser decisiva para o futuro da administração do prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, do PR e do seu vice Newton Luiz de Oliveira (Nenão), do PMDB, por conta do manifesto do promotor de justiça eleitoral Fabrício Scafen Mingati que pede a cassação do diploma de ambos.

A manifestação por abuso de poder, caracterizado pelo uso indevido dos meios de comunicação, é do último dia 14 de fevereiro de 2015, ao juiz da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina José Henrique Kaster Franco.

Além disso, a promotoria concorda com a inelegibilidade dos representados por 8 anos e cassação do diploma de Gilberto Garcia e Nenão.

Conforme o apurado nos autos consta que o vice que também é diretor da Rádio Excelsior FM e que laudos técnicos constataram que a emissora não teria cumprido o plano de mídia das inserções, favorecendo nos horários de maior audiência as propagandas do atual prefeito José Gilberto Garcia e do vice Nenão.

Em defesa, o prefeito e o vice negaram abuso de poder e afirmaram que a mídia as inserções em questão não afetaram o resultado das eleições.

A ação de investigação judicial eleitoral foi protocolada pela "coligação Nova Andradina Acima de Tudo" no mês de setembro de 2016, durante a campanha eleitoral.

Na época a justiça chegou a anunciar uma multa para a emissora, porem foi retirada após as partes envolvidas prestar esclarecimentos, mas foi solicitada uma pericia das mídias.

Repercussão

Junto a alguns vereadores, o site apurou que eles aguardam a decisão do juiz eleitoral que deve sair até o final desta semana. Caso o juiz acate o manifesto do MP, Gilberto e Nenão devem ser afastados imediatamente e quem assumiria até a realização de uma nova eleição é o atual presidente da câmara municipal vereador Marião da Saúde.

Outros casos

Outros dois políticos eleitos que também estão se defendendo para manter-se no cargo, é o vereador eleito em Nova Andradina, João da Dan, do PSDB e Sandro Félix, do PMDB, e Taquarussu.

Segundo a apurou o Nova Noticias, várias testemunhas já foram ouvidas no fórum de Nova Andradina para apurar eventuais irregularidades durante o processo eleitoral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.