Publicado em 01/10/2019 às 13:44, Atualizado em 01/10/2019 às 17:57

NOVA ANDRADINA: Mesa diretora recua e não colocará em votação Projeto que aumentaria números de vereadores

O Projeto já havia sido aprovado em primeira votação.

Marcos Donzeli,

A mesa diretora da câmara municipal de Nova Andradina, autora do Projeto de Emenda a Lei Orgânica número 01 de 18 de setembro de 2019, que dispõe sobre a alteração no §1º do artigo 17 da referida Lei, onde seria votado o aumento de 13 para 15 o numero de vereadores no município a partir do próximo mandato, não colocará mais em votação.

A informação foi confirmada nesta tarde pelo vereador Robertinho Pereira, do MDB, primeiro secretário do Poder Legislativo.

Sobre o Projeto de Emenda de autoria da mesa diretora da câmara municipal, caso fosse aprovado na sessão ordinária desta terça-feira iria aumentar de 13 para 15 vereadores a partir da próxima legislatura.

Na sessão extraordinária que ocorreu no último dia 21 de setembro, onde foi discutido e aprovado em primeira votação, o placar foi 10 votos favoráveis e apenas 03 contra.

Conforme a assessoria da Câmara Municipal, o aumento de cadeiras na Câmara de Nova Andradina ocorre devido previsão legal no Art. 29 da Constituição Federal.

Nova Andradina, segundo o IBGE 2019, tem 54.374 habitantes, o que torna possível ter 15 vagas no Legislativo, já que de acordo com a Constituição Federal, o número de vereadores será proporcional à população do município.

Sobre a desistência, o Nova Noticias apurou que assim que a noticia veio a publico sobre o aumento de cadeiras, vários seguimentos da sociedade começaram a se manifestar através das redes sociais contraria.

Inclusive OAB, através da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados, de Nova Andradina, mesmo entendendo que a Lei permite o aumento, havia se manifestado contrario.

Além da OAB, a maioria da população que utilizou-se das redes sócias eram contrários.