Publicado em 26/08/2016 às 18:29, Atualizado em 26/08/2016 às 19:39

NOVA ANDRADINA: Legislativo reúne população para debater ações efetivas de combate ao Aedes aegypti

O evento aconteceu no plenário do Legislativo

Redação,
Cb image default

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1073786111 1 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} --> Foto: Indalécio da Silva/CMNA

A Câmara de Vereadores promoveu na noite desta quinta-feira (25) audiência pública para discutir ações efetivas de combate e prevenção a endemias da dengue, chikungunya e zika.

O encontro, que mobilizou diversas classes, teve por objetivo ouvir ideias e propostas para minimizar a proliferação dos agravos causados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.

Presentes na audiência, o secretário municipal de Saúde, Silvio Senhorini; Lúcio Roberto Tolentino, diretor de Vigilância em Saúde, e Márcio Luiz Soares, diretor administrativo do Hospital Regional, destacaram a importância do debate.

O técnico da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores, Mário Jânio da Silva, palestrou sobre as formas de comportamento do mosquito, reprodução, transmissão dos vírus e

O palestrante também apresentou os números relativos a infestação em Mato Grosso do Sul. De acordo com os dados apresentados, somente neste ano foram notificados 57.969 casos de dengue no Estado, com 16 óbitos; 428 de Chikungunya, sendo 16 confirmações e 199 pacientes aguardam resultado. Quanto ao Zika, 326 pessoas foram confirmadas com o vírus e há 297 casos suspeitos com coleta de amostra para exame laboratorial.

Após a palestra foi aberto espaço para questionamentos. O esclarecimento de dúvidas e a discussão da temática no momento atual pautaram a cerimônia.

Para a estudante de enfermagem, Labibe Silva Rufino, debates como esse são muito importantes para a população. “Esse tema é pertinente, pois o trabalho de combate ao Aedes aegypti tem que ser permanente”, disse ao destacar a importância das pessoas manterem o quintal sempre limpo.

“A palestra foi muito produtiva, nos trouxe vários esclarecimentos. Esperamos que novas oportunidades possam surgir para complementar o nosso conhecimento e, que de fato a prevenção possa acontecer tanto em Nova Andradina quanto nas demais cidades”, afirmou Ellen Barros Moraes, que também é estudante de enfermagem.

Lesley dos Santos Souza, agente de endemias do mutirão da Secretaria Municipal de Saúde, aprovou a iniciativa da Câmara de Vereadores e chamou a atenção para o envolvimento da população no combate ao mosquito que transmite as doenças, sendo ainda um dos causadores da microcefalia. “É importante que iniciativas como essa aconteçam sempre, para que todos possam participar e assim termos resultados positivos”.

Na mesma linha, Blacea Mara Leiva Constâncio, professora do Curso Técnico em Enfermagem, do Colégio Cenar, ressaltou que a conscientização é a melhor arma para combater o mosquito. “Foi muito válida essa audiência, mas acredito que precisam acontecer várias outras para que possamos buscar melhorias para a nossa população”, sublinhou. Ela evidenciou ainda que a preocupação do Colégio Cenar é capacitar cada vez mais os estudantes do curso de Enfermagem para que possam atuar seriamente diante da comunidade.

Já a supervisora de endemias Cleonice Vieira dos Santos ressalta que a audiência veio fortalecer e capacitar ainda mais os servidores que atuam nessa área. “Com certeza as informações adquiridas nesse encontro serão levadas à comunidade, pois nosso objetivo é conscientizar cada morador dos riscos que o mosquito pode trazer à saúde”, salientou. (Com informações da assessoria do legislativo).