Buscar

23/10/2020 às 13:31, Atualizado em 23/10/2020 às 11:34

NOVA ANDRADINA: Hashioka é entrevistado pelo Jornal Imagem TV

Série de entrevistas com os cinco candidatos a prefeito de Nova Andradina, teve como entrevistado o candidato da Coligação “Pelo Progresso de Nova Andradina”

Cb image default
Divulgação

O candidato a prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, da Coligação “Pelo Progresso de Nova Andradina”, que reúne sete partidos (PSDB, PSD, PSB, PTB, PSC, Podemos e DEM), e 81 candidatos a vereadores na disputa por uma vaga na Câmara Municipal, foi o entrevistado da noite desta quarta-feira (21) no Programa Seu Voto tem Poder – Eleições 2020 do Jornal Imagem TV.

Hashioka foi sabatinado sobre diversos assuntos, falou sobre projetos para o próximo mandato, e algumas polêmicas, como a ponte do Anel Rodoviário que caiu por duas vezes. “Não há coisa mais honrosa e apaixonante para mim do que ser prefeito de Nova Andradina. Ser prefeito de Nova Andradina é a oportunidade de retribuir tudo o que esta cidade me proporcionou. Toda experiência que adquiri ao longo dos anos, quero colocar a serviço da nossa cidade”, declarou Hashioka, sobre o motivo de ter deixado o seu cargo de secretário na Secretaria de Estado de Administração, para disputar o seu quarto mandato pela Prefeitura de Nova Andradina.

O candidato relembrou que em 2001, quando assumiu seu primeiro mandato, há 20 anos Nova Andradina não executava programas para casas populares. E com trabalho e gestão, nos oito primeiros anos, foram construídas 800 moradias, sempre priorizando as famílias de baixa renda. Em 2013, quando assumiu seu terceiro mandato, teve um cenário muito complexo a ser solucionado, pois a administração recebeu uma recomendação do Ministério Público para responder pelos 600 terrenos doados sem critérios, tanto para famílias que necessitavam, como para pessoas que tinham renda para obter seus imóveis. “Tivemos muitas aberrações, tivemos a festa dos terrenos. Com isso, fizemos uma lei estabelecendo critérios justos. Aqueles que tinham poder aquisitivo e já haviam construído as casas, o Poder Público cobrou pelos terrenos, como forma de justiça, e os que se enquadraram, foram ratificados sem custo algum”, esclareceu. Após a lei estabelecendo critérios, foram retomados 137 terrenos, e a Prefeitura adquiriu uma área na Fazenda Nova Orlândia, loteou esta área em 460 lotes, e foi desenvolvido um programa em parceria com o Governo do Estado, para atender as famílias de baixa renda. “É este trabalho que pretendo continuar, atender às famílias que necessitam da ação e da proteção do Poder Público”, afirmou.

Hashioka afirmou que para este quarto mandato, o seu Plano de Governo contemplará todos os níveis para que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Nova Andradina, que hoje é de 0,71, seja melhorado. “Vamos trabalhar por mais vagas de emprego, melhorar nossa educação, e a saúde, sempre prioridade, iremos avançar ainda mais”, declarou.

A educação, uma área muito importante na administração, Hashioka afirmou que desde seu primeiro mandato está em uma curva ascendente, conquistando os primeiros lugares no Estado de Mato Grosso do Sul. “Isto é fruto do trabalho dos mais capacitados profissionais que passaram pela nossa educação, como a saudosa Marly Hernandes, Maria Imaculada, do saudoso Luiz Sampaio, da ex-secretária Nair Russo, que realizaram um grande trabalho na Rede Municipal. Também devemos atribuir este crescimento ao trabalho de infraestrutura nas escolas, como a ampliação do número de salas de aula, construção de escolas e centros de educação infantil, os laboratórios de informática em todas as unidades de ensino, a cobertura das quadras, que possibilitou a realização de novas atividades. Todo este trabalho, devemos manter e melhorar, para que nossos índices permaneçam referência para o Estado”, analisou.

Para dar continuidade aos programas e realizar novas ações, Hashioka afirma que as parcerias devem continuar, e que o município tem receita suficiente para amparar todos os projetos previstos em seu plano de governo. O orçamento, em 2016, seu último ano de mandato, era de R$ 162 milhões, e para 2020, é de R$ 199 milhões, um acréscimo de 23,4%. “Nova Andradina é amparada pelo agronegócio. Vivemos em um ‘oásis’ de desenvolvimento mesmo com toda crise e a pandemia. Temos uma economia forte, pujante, e não há preocupação quanto à receita para realizar novas ações. Temos o apoio dos Governos Estadual e Federal. O que precisamos é de gestão, não pode ter cabide de empregos, gastar recursos onde não há necessidade”, resumiu.

Hashioka falou ainda sobre a importância de se desenvolver a “cidade tecnológica”, retomar os trabalhos da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova), projeto que lhe rendeu destaque nacional no Prêmio Prefeito Empreendedor. “Vivemos em um momento em que a tecnologia é um setor importante, que trará mais desenvolvimento e progresso para nossa cidade. Precisamos retomar este projeto, que foi deixado de lado pela atual administração”, resumiu.

A saúde, um dos setores que sempre foram priorizados nas gestões de Roberto Hashioka, que construiu oito unidades de postos Estratégia Saúde da Família (ESF’s), que atendem em todos os bairros, uma Unidade Mista de Saúde em Nova Casa Verde, funcionamento do Hospital Regional e de 10 leitos de UTI para atender à região, e ainda iniciou os trabalhos para a ampliação e construção de um Centro de Diagnósticos, da UTI Neonatal e o Banco de Leite. “Precisamos, primeiramente, adquirir medicamentos para atender às pessoas. E cada vez mais, fortalecer nossa atenção básica. Saúde é direito de todos e dever do Estado”, afirmou.

Hashioka declarou seu amor por Nova Andradina, cidade que o acolhe sua família desde 1981, onde teve seus três filhos, pode realizar importantes trabalhos à frente do Departamento de Estradas e Rodagens de Mato Grosso do Sul (Dersul), durante 14 anos realizando obras rodoviárias de grande relevância para a região do Vale do Ivinhema e do Estado de Mato Grosso do Sul. “Foi um grande desafio, quando assumi o meu primeiro mandato como prefeito em 2001. Tínhamos apenas 23% da nossa área urbana pavimentada, apenas 3 mil alunos na Rede Municipal de Ensino, um posto de saúde onde hoje implantamos o Centro de Especialidades Médicas. Projetamos e fomos realizando toda a infraestrutura necessária, contando com a parceria da nossa população, nas obras de pavimentação asfáltica. Nossos prédios públicos, como o Fórum, o Ministério Público, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal, Paço Municipal, Estádio Andradão, todos construídos com participação das nossas administrações. Buscando parcerias, precisamos de muito mais, em todos os setores, principalmente na saúde, temos muitas carências. Fui reconhecido como “Prefeito Amigo da Criança” nos meus três mandatos, neste último foi convidado a palestrar pela Abrinq para mostrar nosso case de sucesso. Tenho caminhado pelas ruas, pedindo o apoio e o voto para continuar trabalhando por Nova Andradina, temos parceiros importantes na nossa coligação para realizar obras e ações importantes para nossa cidade. Vamos fazer uma gestão com criatividade, com organização, com comando, planejamento, onde não teremos nem amarelinhos nem vermelhinhos comandando, uma gestão que nem seja nem perseguidora e nem vingativa. Peço a Deus que ilumine meus caminhos, que se for da vontade da população, eu possa cumprir com muita honra e coragem essa missão de administrar mais uma vez Nova Andradina”, concluiu Hashioka.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.