Buscar

29/02/2024 às 06:30, Atualizado em 28/02/2024 às 18:56

Nova Andradina fortalece Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Encontro de sensibilização da rede, promovido pela Semcias, reforça compromisso com a proteção das mulheres

Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) promoveu nesta terça-feira (27) o "Encontro de Sensibilização da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Capacitação sobre o funcionamento do CRAM".

A iniciativa, atende ao pedido do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Campo Grande, visando proporcionar um momento de sensibilização e discussão em rede, que envolve diversos setores como Educação, Saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Apae.

A abertura ficou por conta da secretária Delma Prado, que ressaltou a importância do fortalecimento da rede para garantir a proteção e os direitos das mulheres, enfatizando a necessidade de apoio mútuo para que as elas se sintam seguras e tenham seus direitos assegurados.

Durante o encontro, autoridades como o Juiz da 3ª Vara Cível da Comarca de Nova Andradina, Walter Arthur, a delegada titular da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), Daniella de Oliveira Nunes Leite, o promotor de Justiça Willian Moraes e a delegada adjunta da DAM, Laís Alves, orientaram os participantes sobre o papel de cada um na rede de enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Além disso, houve uma palestra ministrada pela psicóloga do CRAM, Aline Nunes Ramos.

A importância do apoio social para que as mulheres consigam romper com o ciclo da violência doméstica e a necessidade de reflexão e apoio por parte de toda a sociedade foi evidenciado no encontro. No contexto do atendimento oferecido pelo CRAM, ressaltou-se que o mesmo é um órgão "porta aberta", acolhendo mulheres em situação de violência de gênero, independentemente de registro de boletim de ocorrência ou encaminhamento por outro órgão.

O encontro foi encerrado com uma citação da pioneira nos estudos sobre feminismo negro, Audre Lorde, reforçando a mensagem de que a luta pela liberdade das mulheres é de responsabilidade de todos. “Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas”.

O evento foi reforçado pela presença da primeira-dama Joana Darc, das vereadoras e representantes da Procuradoria da Mulher, Gabriela Delgado e Márcia Lobo; da titular do CRAM e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, Arlethe Matos; Promuse (Programa da Mulher Segura) nas pessoas da Tenente Bárbara e Sargento Guedes, e subsecretária Natália Leite.

O CRAM está localizado na Rua Santa Lúcia, 1080, com atendimento das 7h às 13h. Os telefones para contato são (67) 9 8427 5293 ou 3441 7600.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.