Buscar

06/04/2017 às 07:00, Atualizado em 05/04/2017 às 20:43

NOVA ANDRADINA: Equipe de saúde realiza projeto “Caminhando com a ESF Irman Ribeiro”

Primeiramente as agentes de saúde fazem alongamento, verificação de Pressão Arterial, bate-papo com a equipe, estabelecimento de vínculos finalizando com a caminhada.

Cb image default
Enfermeira aferiu a pressão arterial de quem estava presente.Foto - João Claudio

Todas as terças-feiras no período matutino, a partir das 7h, a equipe da Estratégia de Saúde Familiar Irman Ribeiro, realiza com seus pacientes hipertensos e diabéticos uma atividade especial que é feita na Praça do Conviver. A ação visa influenciar o bem estar deles.

Primeiramente as agentes de saúde fazem alongamento, verificação de Pressão Arterial, bate-papo com a equipe, estabelecimento de vínculos finalizando com a caminhada.

De acordo com a enfermeira Ingrid E. Bumbieris Travaim, a equipe da ESF vinha há um bom tempo trabalhando educação em saúde com a população, orientando a importância da alimentação adequada, prática de exercícios físicos e atividades de lazer.

“Apesar de estarmos sempre orientando-os, achamos uma boa opção estarmos com eles, fazermos juntos esta atividade. E esse fazer junto, proporcionando esse tempo e espaço juntos, nos leva à um melhor estabelecimento de vínculos com a população, eles se sentem mais confiantes no profissional, conversamos bem informalmente com eles, e assim nos tornamos mais próximos”, disse a enfermeira.

As atividades começaram há um mês e apesar do grupo ser pequeno, o trabalho das profissionais continua assíduo. Ingrid ainda aproveitou para convidar os interessados para participarem da ação. “Estamos todas as terças-feiras na praça e aguardamos pela população que queira participar dessa atividade conosco e além disso agradecemos a equipe, às agentes comunitárias de Saúde e o pessoal do Conviver que frequentemente nos apoia com o espaço à disposição do nosso grupo”, disse.

O projeto foi bem aceito pelos pacientes Paulo Maciel de Lima de 68 anos e Maria Aparecida Vieira Ferreira, de 60 anos. “Apesar de sempre estar caminhando, gosto de vim com a equipe para fazer alongamento e passar um tempo com o pessoal”, afirmou Paulo.

Maria Aparecida, relatou o quanto melhorou após a ação. “Me sinto mais disposta, as dores foram embora e o melhor é faz bem para a cabeça também. Me distraio e esqueço dos problemas”, finalizou.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.