Publicado em 12/11/2020 às 07:15, Atualizado em 12/11/2020 às 11:07

NOVA ANDRADINA: Em fim de mandato, vereadores aprovam instalação de CPI do combustível

As eventuais irregularidades teriam ocorrido entre os anos de 2013 a 2016 na secretaria municipal de saúde na gestão anterior

Redação,
Cb image default
Foto - Marcos Donzeli (arquivo Nova Noticias)

Os vereadores de Nova Andradina aprovaram na última terça-feira, dia 10 de novembro durante sessão ordinária na Câmara Municipal, a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar eventuais irregularidades de aquisição de combustível feita entre os anos de 2013 a 2016, na gestão anterior.

Conforme o requerimento assinado e subscrito pelos vereadores Vailton Vlademir Sordi (Presidente, o Amarelinho), do MDB, João Dan (PDT), Joana Darque (PL), Antônio Tomaz (PDT), Airton de Castro Pereira (PDT) e Roberto Alves Pereira, do MDB, a compra do combustível feita naquela gestão teria sido utilizada para atender a frota da secretaria municipal de saúde de Nova Andradina.

Dos 10 vereadores pressentes na sessão, 04 votaram contra: Ricardo Lima (DEM), Quemuel de Alencar (PSD), Ilson Almeida (PSDB) e Edeildo Gonçalves dos Santos (popular Deildo Piscineiro), do PSDB. Os favoráveis foram os mesmos que assinaram o documento. O requerimento foi aprovado por 5 a 4. O presidente só volta se houver empate.

Os vereadores Sandro Roberto Hoici (DEM), José Ferraz Chagas Filho (popular Valmira do Pax) (PL) e Mario Ferreira de Oliveira (PSB), popular Marião da Saúde, não estavam presentes na sessão.

Após a aprovação do requerimento foi feito o sorteio de três vereadores que irão compor a comissão. Foram sorteados os vereadores João Dan, Antônio Tomaz e Airton Castro. O prazo de duração dos trabalhos da CPI é de 120 dias, podendo ser prorrogado, conforme o regimento interno da Câmara Municipal. Vale lembrar que o mandato dos atuais legisladores termina no dia 31 de dezembro deste ano.

O Nova Noticias apurou junto a secretaria da casa, que o vereador Deildo Piscineiro foi um dos sorteados para compor a CPI, mas o mesmo se recusou a participar da comissão.

Outro lado

Em nota oficial emitida, ex-prefeito Roberto Hashioka diz que a CPI é uma CPIADA. “Se trata de um ato meramente político, com vereadores candidatos à reeleição e que apoiam o atual prefeito numa clara tentativa de atrapalhar o pleito, influenciar negativamente a opinião dos eleitores e favorecer o seu candidato”.

Vale lembrar que as contas de 2015 da Prefeitura de Nova Andradina já foram aprovadas pelos próprios vereadores, além do Tribunal de Contas do Estado. Outro detalhe é que não há fato determinado, um motivo específico para a abertura de investigação, e que daqui menos de dois meses haverá troca de legislatura, ou seja, a CPI nasce fadada a morrer esquecida em alguma gaveta do parlamento local.

Para finalizar, a nota emitida pela equipe de Hashioka enumera uma série de irregularidades cometidas na gestão de Garcia e ignorada pela Câmara, onde ele tem maioria.

Enquanto isso, a Justiça Eleitoral foi acionada e investiga o caso do servidor da atual gestão que estaria oferecendo cesta básica em troca da presença em reunião política. O áudio gravado pelo servidor Marcílio Caetano da Silva, coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Nova Casa Verde, distrito de Nova Andradina, circula desde a semana passada em grupos locais de WhatsApp.