Publicado em 27/07/2016 às 13:00, Atualizado em 27/07/2016 às 18:02

NOVA ANDRADINA: Disseminação do vírus Influenza pauta audiência pública no Legislativo

Segundo coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, o número de óbitos por Influenza A (H1N1) já chegou a 85 no Estado

Aline Leão, Assessoria da Câmara Municipal
Cb image default
Divulgação - Assessoria

Preocupada com a disseminação do vírus Influenza, a Câmara de Vereadores de Nova Andradina realizou Audiência Pública acerca do tema nesta terça-feira (26).

O debate contou com a participação do Subsecretário Municipal de Saúde, Donizete José da Silva; da coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Juliana Fernandes Mendes; do diretor administrativo do Hospital Regional, Marcio Luiz Soares e da coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria do Estado de Saúde (SES), Larissa Domingues Castilho.

Larissa Castilho explanou sobre a evolução do vírus causador da Influenza, citando os principais meios de contágio, sintomas e formas de combate à doença, além de expor o quadro epidemiológico no Estado e em Nova Andradina.

Segundo coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, o número de óbitos por Influenza A (H1N1) já chegou a 85 no Estado. De janeiro até agora 1.442 casos foram notificados e outros 432 confirmados. Das confirmações, 400 foram do vírus A (H1N1), um caso de A (H3N2), um de A não subtipado e 30 de Influenza B.

“Em 2016, o vírus Influenza se comportou diferente dos anos anteriores. O surgimento dele geralmente ocorre no início do inverno, ou seja, a partir de maio. Este ano, antes mesmo da campanha de vacinação e por conta do que ocorreu em São Paulo, tivemos casos constatados já no mês de janeiro no Estado”, frisou Larissa.

A profissional informou ainda que Nova Andradina registrou até o momento 64 casos de Influenza A, sendo 21 de H1N1, com um óbito constatado e, um caso de Influenza B confirmado.

José Correa, representante da Pastoral da Comunicação do Santuário Imaculado Coração de Maria, classificou a audiência como um momento importante para a saúde pública. “Muitas coisas que não tínhamos conhecimento a Larissa nos esclareceu e, cabe a nós como representante da comunidade levar essas informações que são cruciais para prevenir a doença”, ponderou.

Ele ressaltou ainda que a iniciativa do Legislativo apenas reforça o compromisso de se fazer presente em questões de interesse da população. “A Saúde de Nova Andradina é uma das mais elogiadas do nosso Estado, por conta de iniciativas como essa. Por isso, parabenizo a Câmara Municipal por colocar em pauta esse assunto que tem assustado a população”, assinalou.