Publicado em 07/04/2017 às 13:31, Atualizado em 07/04/2017 às 12:27

NOVA ANDRADINA: Com enfoque na Saúde, indicações reforçam necessidade de investimentos na área

As proposições foram apresentadas na segunda-feira.

Redação,
Cb image default
Nova ambulância para o Samu, implantação de Prontuário Eletrônico e Campanha “Sobra que Salva” pauta indicações na Câmara (Foto: Thiago Odeque)

Para garantir a qualidade dos serviços prestados à população na área de Saúde, indicações parlamentares com este enfoque foram apresentadas e votadas na Câmara de Nova Andradina em Sessão Ordinária desta segunda-feira (03).

De autoria da vereadora Joana Darc Bono Garcia (PR), a indicação de número 267, que trata da aquisição de uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi encaminhada ao Deputado Federal Geraldo Resende, para que através de Emenda Parlamentar, destine os recursos necessários.

“A ambulância que possuímos no município encontra-se em estado precário, com grandes defeitos na parte elétrica. Do ano 2009, o veículo já tem 73 mil km rodados, o que justifica a destinação de uma nova unidade, além de tratar-se de uma ação que irá melhorar a qualidade no atendimento da saúde municipal”, defende.

Com foco na realização da campanha “Sobra que Salva”, os vereadores Sandro Hoici (DEM) e Marião da Saúde (PR) defendem o recolhimento de medicamentos que não estão sendo utilizados por pacientes do município, mas que permanecem dentro do prazo de validade.

“Sugerimos que a Secretaria de Saúde promova esta ação extremamente relevante, haja vista a contribuição social e de reaproveitamento de medicamentos. Iniciativa que também contribuirá para que os medicamentos não sejam jogados em lixo comum e/ou doméstico, deixando assim de fazer parte da contaminação do lençol freático”, justificam os parlamentares.

De iniciativa do vereador Dr. Sandro Hoici (DEM), a necessidade de implantação do “Prontuário Eletrônico” também foi apresentada na Câmara. De acordo com a indicação, o uso dessas novas tecnologias para ter todas as informações de um paciente plenamente disponíveis eletronicamente, é algo que há muito tempo vem sendo perseguido por instituições de saúde.

“O Prontuário Eletrônico trará agilidade no atendimento, efetividade e produtividade aos profissionais, além de economia aos cofres públicos, por isso é fundamental a sua implantação”, enfatiza. Aprovadas por unanimidade, as indicações foram encaminhadas aos órgãos competentes.

Fonte - Assessoria