Publicado em 20/03/2012 às 18:45, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

NOVA ANDRADINA: Câmara leva Ação Comunitária e Sessão Itinerante para Nova Casa Verde

Nova Notícias - Todo mundo lê

Elaine Paes, Assessoria

Com o lema “Você e a Câmara para uma Nova Casa Verde”, a Câmara Municipal de Nova Andradina realizou nesta segunda-feira (19) a 10ª Câmara Itinerante e 2ª Ação Comunitária no distrito de Nova Casa Verde. Idealizada pelo presidente Adriano Palopoli, a Câmara Itinerante tem o objetivo de introduzir as ações do Poder Legislativo em sua autêntica matriz que é a comunidade. “A iniciativa da sessão itinerante é mostrar a essa comunidade que ela tem representatividade na Câmara de Nova Andradina, além de estreitar laços de confiança, para que unindo forças possamos trazer desenvolvimento para Nova Casa Verde”, afirma Adriano, que destacou ainda a participação dos vereadores Vicente Lichoti, Marcio Costa, Antonio Tomaz, Zé Bugre, Magrelo Brambila,  Glauco Lourenço e Dr. Sandro Hoici.

Durante a sessão, Adriano falou sobre a indicação de sua autoria datada de 06/08/2009 que já pedia a subprefeitura e mencionou o trâmite do projeto que a cria. “A Câmara precisa discutir o projeto, já que entendemos a necessidade de fazer com que Nova Casa Verde tenha sua subprefeitura. Mas não podemos passar por cima de vocês, que são cidadãos e que aqui estão estabelecidos”, disse Adriano, expondo que irá propor uma emenda ao projeto, instituindo a eleição direta para subprefeito. “A Câmara é a caixa de ressonância da vontade do povo, assim, nossa proposta é garantir que o subprefeito e seus assessores sejam escolhidos através da vontade de vocês”, emenda.

Segundo Adriano, o objetivo da Câmara é dar demonstração de maturidade da política local, dando a oportunidade de Nova Andradina oferecer ao distrito, o primeiro passo para se tornar município.

Já em relação à ação comunitária, foram realizados  atendimentos com a participação de colaboradores. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social prestou orientações sobre benefícios sociais como o Bolsa Família, Peti, Projovem, Passe Livre para idosos e portadores de deficiências e Benefício de Prestação Continuada. O Banco da Gente levou até a comunidade a oportunidade de financiamento para reforma ou capital de giro, destinado a empreendedores formais e informais, com orientações feitas pela agente de crédito Débora Fernandes de Lima.

O Procon informou e orientou sobre as relações de consumo e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, através de atendimento personalizado realizado pelo coordenador João Ramos da Silva Júnior. Também presente na Ação Comunitária, a Agência Pública de Empregos, intermediou pedidos de Seguro-desemprego, além de ter emitido Carteiras de Trabalho. Houve ainda uma ação de saúde para aferir pressão da comunidade.

A ação comunitária também levou ações recreativas como pula pula e algodão doce. Já os cortes de cabelos foram realizados por cabeleireiras colaboradoras do evento, bem como uma “tarde de beleza” destinadas às mulheres. A Câmara Itinerante teve a participação efetiva da Associação de Moradores do Núcleo Urbano de Nova Casa Verde.