Publicado em 31/03/2012 às 16:00, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

NOVA ANDRADINA: Centro de prevenção de câncer poderá ser construído na cidade

A informação é do vereador Dr. Sandro

Elaine Paes, Assessoria

Em visita a Barretos no último fim de semana, o vereador Dr. Sandro Hoici solicitou aos senadores Antonio Russo e Delcídio do Amaral recursos necessários para a implantação de um centro de diagnóstico precoce de câncer em Nova Andradina que deverá ser realizada em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos.

Segundo Dr. Sandro, tudo começou em 2009, quando ele solicitou na Câmara, uma extensão do Hospital do Câncer, já que uma ala do hospital Regional estaria disponível. “A ideia era construir uma parceria para extensão do Hospital de Câncer em Nova Andradina, e levando a proposta ao coordenador Ademar Capuci, receptivo à ideia, encaminhamos o pedido ao diretor Henrique Prata”, expõe Dr. Sandro, mencionando que Henrique Prata veio ao município para receber o título de cidadão honorário, além de acompanhar o leilão beneficente e conhecer a estrutura do Hospital Regional de Nova Andradina. “Por uma questão estrutural e de adequação, não foi possível firmar a parceria naquele momento”, emenda Dr. Sandro.

A solicitação, feita por Dr. Sandro na Câmara em 2009 e reforçada pelo coordenador do Hospital do Câncer no Vale do Ivinhema, Ademar Capuci, é uma grande conquista para o município, que poderá ser contemplada com uma extensão fixa do HC de Barretos.

O vereador aponta ainda que ficou surpreso ao ser informado sobre o projeto, durante a comemoração do aniversário de 50 anos do Hospital: “Sabíamos que a proposta ia acontecer em algum momento, mas  ver que o projeto está pronto e que a liberação dos recursos deve acontecer é uma conquista”, diz o vereador que aponta mais uma porta aberta pelo intercâmbio feito com maestria por Ademar Capuci.

O investimento total na unidade virão de emenda do senador Delcídio Amaral em parceria com o Ministério da Saúde, incluída no Orçamento da União de 2012.  Segundo Dr. Sandro, com a construção do centro de prevenção atenderá inicialmente 39 municípios da Grande Dourados e do Vale do Ivinhema, onde vivem hoje 726 mil habitantes. Também será destinado uma unidade móvel obtida através de emenda do senador Antônio Russo, que percorrerá todo o Estado. Dr. Sandro exclarece "esse projeto foi possível devido a grande parceria que Ademar Capuci tem com o Henrique Prata, que de longa data tem fortes laços de amizade, e que não medem esforços para trazer mais conforto e dignidade aos pacientes com câncer".

Além da visita ao complexo e a presença nas solenidades de comemoração dos 50 anos do Hospital e lançamento da ala infantojuvenil, Dr. Sandro também visitou a casa de apoio do Projeto Vida Nova, para conferir as recentes benfeitorias realizadas, bem como, ouviram os hospedes sobre as carências e melhorias necessárias para aprimorar ainda mais o acolhimento.