Buscar

17/08/2017 às 12:00, Atualizado em 17/08/2017 às 11:53

NOVA ANDRADINA: CAPS recebe nova denominação em homenagem póstuma a médico

Centro de Atenção Psicossocial passa a se denominar Geraldo Magno de Resende.

Cb image default
Médico recebe homenagem póstuma com denominação de CAPS (Foto: Arquivo de Família)

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Bairro Residencial Francisco Alves, irá homenagear o médico Geraldo Magno de Resende, que passa a denominar a unidade. O projeto de lei é uma iniciativa da Câmara Municipal, por meio dos vereadores Robertinho Pereira (PMDB) e Joana Darc (PR).

Geraldo Magno de Resende nasceu em 11 de Março de 1950, em Nazareno (MG), filho de João Teodoro Braga e de Maria Teixeira de Resende. Tinha cinco irmãos. Ele foi casado com Creonice Lourenço Resende, com quem teve dois filhos, João Victor Lourenço Resende e Graciely Lourenço Resende.

A vinda para Nova Andradina foi ainda criança. Já instalado no recém-criado município, Geraldo estudou o primário na Escola Antônio Joaquim de Moura Andrade e, tempos depois, mudou-se novamente, desta vez para Presidente Prudente (SP), onde estudou no Colégio Estadual Tanel Abud. O ensino superior foi no Rio de Janeiro, onde fez Medicina.

Especialista em clínica geral, cirúrgica, medicina do trabalho e em administração de serviços públicos em saúde, Geraldo Magno de Resende atuou como agente regional de saúde nos municípios de Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Angélica, Ivinhema, Bataguassu e Novo Horizonte do Sul (à época assentamento).

Entre os principais trabalhos, o médico esteve à frente na implantação de programas de saúde preventiva em diversas áreas, como saúde da mulher, combate e controle da tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão, vigilância epidemiológica e sanitária entre outros, contemplando todos os municípios da região.

Na administração do ex-prefeito Durval Andrade Filho, nos anos de 1991 e 1992, atuou como Secretário Municipal de Saúde em Nova Andradina. No período, sempre priorizou serviços preventivos e capacitações técnicas e pedagógicas, visando melhorar e humanizar as ações de saúde oferecidas à população.

A trajetória de Geraldo Magno de Resende traz ainda passagens em unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), comunidades indígenas e assentamentos de toda a região, além do Centro de Especialidades Médicas de Nova Andradina, entre outros, até falecer em 27 de fevereiro de 2016, em decorrência de um AVC.

“Por meio desta ação, enaltecemos sua trajetória, os relevantes serviços prestados à nossa comunidade e a intenção de lhe prestar uma justa homenagem”, ressaltaram os vereadores Robertinho Pereira e Joana Darc, autores do projeto. A lei segue agora para ser sancionada pelo prefeito Gilberto Garcia (PR).

Fonte: Assessoria da Câmara

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.