Publicado em 20/02/2018 às 15:30, Atualizado em 20/02/2018 às 17:23

NOVA ANDRADINA: Câmara aprova indicações para garantir melhorias no setor de serviços públicos

A sessão aconteceu ontem.

Redação,
Cb image default
Foto: Thiago Odeque

Com o objetivo de otimizar os serviços públicos prestados à população de Nova Andradina, a Câmara de Vereadores aprovou uma série de indicações que tratam da necessidade de melhorias no setor. O pacote de indicações integrou a pauta da sessão ordinária desta segunda-feira (19) e contempla desde a implantação de ondulações transversais à via até readequações nas calçadas onde estão localizadas faixas de pedestres, além de demandas oriundas das unidades escolares e praças da cidade.

De autoria do presidente da Casa, vereador Marião da Saúde, a execução de serviços na Vila Santo Antônio é uma das indicações de destaque apresentadas. No documento, o parlamentar pede a instalação de bancos, academia comunitária, instalação de Wi Fi livre, a aquisição de canaletas para escoamento de águas pluviais e a manutenção do salão comunitário local. “A Vila Santo Antônio é um dos bairros mais antigos de Nova Andradina, foi ocupada em meados de 1977, os munícipes clamam por melhoria, portando merece uma atenção especial”, justifica Marião.

A manutenção das unidades escolares também pautou indicações parlamentares. Entre as demandas da Escoa Municipal Mundo da Criança, o vereador Airton Castro (PDT) reivindicou a elevação de muro em alvenaria com viga de respaldo, o fechamento lateral da quadra coberta, a instalação de grade no parque de diversões, fechamento com grade e pilares de sustentação e portão de acesso com altura de 1,50m. Se somam aos pedidos, a instalação de grelha metálica para a captação de água pluvial do pátio à ser concretado e do parque de diversões, calhas metálicas e tubulação para o pátio e parque de diversões e o calçamento do pátio.

Na mesma linha, o vereador Wilson Almeida (PT), solicitou a colocação de uma faixa de pedestre na Avenida Alcides Menezes de Faria em frente à Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio. “Com o grande fluxo de veículos naquela localidade, o risco de acidentes é grande, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos e demais populares que usam a escola e suas dependências. A faixa de pedestre facilitará o acesso e minimizará os riscos de acidentes”, justifica.

Já com foco nos pedidos apresentados pela população do Residencial Portal do Parque, duas indicações foram direcionadas a melhorias naquela localidade. A primeira delas, de autoria dos vereadores Joana Darc Bono Garcia e Amarelinho trata da cobertura da quadra poliesportiva da Praça Elza Carielo de Moraes Laurenti. “A indicação se justifica pelo benefício que esta estrutura ocasionará, beneficiando diretamente os munícipes que compartilham o espaço, para a realização de atividades esportivas”, consideram os autores. Já o pedido de implantação de uma ondulação transversal à via na Rua Takashi Tuda nas proximidades do número 803 no Residencial Portal do Parque, foi apresentado pelo vereador Wilson Almeida.

Com foco na manutenção dos banheiros da rodoviária de Nova Andradina, o vereador Robertinho Pereira oficializou o pedido de melhorias no local. “Devido ao abandono, a falta de manutenção e a ação de vândalos, os banheiros da rodoviária de Nova Andradina encontram-se em péssimo estado de conservação, impossibilitando muitas vezes o uso dos mesmos”, argumenta.

A substituição bicicletários danificados e a instalação de novos em pontos estratégicos na cidade também integrou os pedidos, com especial atenção para a Praça Queneciano Cecílio de Lima. “Tendo em vista o grande número de ciclistas em Nova Andradina, com essa iniciativa, além de oferecermos estrutura com segurança para os ciclistas guardarem suas bikes, descongestionaremos calçadas e canteiros da cidade”, informa o vereador Ricardo Lima, autor da indicação.

Tendo como modelo a cidade paranaense de Terra Rica, o pedido de calçamento em torno dos Túmulos do Cemitério Municipal Santa Barbara foi reivindicado pela vereadora Joana Darc Bono Garcia. O objetivo, segundo a parlamentar, é beneficiar a população que habitualmente frequenta o local visitando os túmulos dos seus entes querido, além de proporcionar um visual mais limpo e agradável.

Outra indicação de autoria da republicana é realização de estudos para instalação de grades e telas de proteção em bueiros e “bocas de lobos” existentes no município. “A utilização das grades e telas nos bueiros e bocas de lobo impedem a passagem de resíduos e facilita a limpeza pública, o que diminui o entupimento da mesma”, pontua.

Também fundamentado em demandas da comunidade, o tucano Valmirá do Pax é autor de indicações que tratam da necessidade de vistoria de placas indicativas de ruas e sinalização, no conjunto habitacional Celina Gonçalves e Jardim Universitário I e II e da limpeza de terreno na Rua Mario Lopes Beiro, na altura do nº 1410. “Ao apresentar a indicação, consideramos que o mato pode se tornar esconderijo de bandidos, bem como depósito de lixo vindo a proliferar o mosquito da dengue e escorpiões”, frisa.

Na mesma linha, Deildo Piscineiro reforça a urgência em notificar os proprietários de terrenos baldios em todo o município de Nova Andradina, como determina a Lei Municipal, sob previsão inclusive, de multa. “Considerando o registro constante de casos de dengue em nosso município, e no sentido de evitar que mais pessoas contraiam a doença, pedimos que o Executivo tome as providências necessárias para que os proprietários de terrenos baldios façam essa limpeza”, expõe.