Publicado em 18/02/2012 às 08:32, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

NOVA ANDRADINA: Alunos de Batayporã visitam o Museu Municipal

Nova Notícias - Todo mundo lê

Bete Lopes, Assessoria

O Museu Histórico Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade recebeu nos dias 16 e 17 de fevereiro a visita de 90 alunos da Escola Estadual Irmão Brás Sinigáglia, de Batayporã. A visita faz parte de um projeto de História, coordenador pelos professores Leandra Regina Benedito Vançam e Danilo Leite Moreira. Na oportunidade, também esteve presente a diretora da unidade escolar, professora Claudenice da Silva Bastos Santos.

     

    O Museu Municipal foi criado no dia 20 de dezembro de 2005, no aniversário de emancipação político-administrativa do município de Nova Andradina, visando retratar a trajetória dos pioneiros de Nova Andradina, considerada a capital da região Vale do Ivinhema.

Com projeto arquitetônico arrojado, realizado de forma a contemplar as necessidades de preservação dos objetos e documentos guardados, a implantação do museu contou com o apoio dos acadêmicos de Turismo da Finan e os serviços de técnicos especializados, contratados especialmente para esta finalidade. O museu está localizado na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, o fundador da cidade e também o nome escolhido para denominar o museu, que hoje é coordenado por Wanger Danta.

A Galeria “Guiomar Soares Andrade”, mãe do fundador e mulher de valor, que foi exemplo de cidadania e participação na história da cidade, é o local onde são realizadas as mostras, exposições e outros eventos que têm composto a vida do Museu de Nova Andradina.

No museu, estão expostos objetos que pertenceram aos pioneiros, documentos referentes à história da cidade, e curiosidades que contribuem para ampliar os conhecimentos de quem visita e se diverte naquele local.