Publicado em 07/03/2018 às 10:00, Atualizado em 07/03/2018 às 01:02

NOVA ANDRADINA: Acompanhantes de pacientes do Hospital Regional agora contam com poltronas reclináveis

Repasse de R$ 23.875,00 garantiu a aquisição de 45 poltronas e 10 biombos hospitalares.

Redação,
Cb image default
Divulgação

As pessoas que acompanham pacientes com internação no Hospital Regional de Nova Andradina agora contam com um novo benefício geralmente oferecido por clínicas particulares. No final da manhã desta terça-feira (06), o prefeito Gilberto Garcia compareceu às dependências do HR no intuito de participar do ato de entrega de 45 poltronas estofadas reclináveis, a convite do diretor-presidente da unidade hospitalar Nelson Custódio da Silva.

A aquisição do material foi viabilizada através de uma articulação da direção da Funsau-NA (Fundação de Saúde de Nova Andradina) junto ao MPT (Ministério Público do Trabalho) e à Vara do Trabalho, que através da arrecadação com multas trabalhistas, garantiu os recursos da ordem de R$ 23.875,00 para a aquisição de 45 poltronas e 10 biombos hospitalares, necessários para as dividir provisoriamente, ambientes ambulatoriais ou alas de internações coletivas.

O presidente da Câmara de Nova Andradina Marião da Saúde, também marcou presença no ato, acompanhado dos vereadores Robertinho Pereira, Amarelinho, Airton Castro, do Líder do prefeito Ricardo Lima, dos vereadores membros da mesa diretora Antonio Tomaz e Wilson Almeida, além da vereadora e primeira dama do município Joana Darc Bono Garcia. Também compareceram o secretário municipal de Saúde Norberto Fabri Junior e dirigentes do setor de saúde pública atuantes tanto na Funsau-NA, quanto na Secretaria Municipal de Saúde.

A experiência do diálogo permanente com a população estabelecida pelo prefeito Gilberto Garcia desde o começo de seu mandato, despertou o atendimento a esta demanda. O prefeito relatou no ato da entrega das novas mobílias, que a ideia da aquisição das poltronas estofadas reclináveis surgiu de um encontro informal com um usuário do Hospital Regional. “Das pessoas mais simples costumam surgir as melhores ideias. Por isso, é necessário governar ouvindo as pessoas mais humildes e foi dessa forma, escutando a população que necessita dos serviços da unidade, que buscamos viabilizar os recursos para a compra das poltronas”, relatou o prefeito de Nova Andradina.

Para o diretor-presidente da Funsau-NA Nelson Custódio da Silva, a procura pelos serviços do Hospital é permanente e só tem aumentado, tanto pelo aumento da população, quanto pelo atendimento aos municípios vizinhos que carecem de melhores instalações hospitalares. O diretor pontuou que havia sim, desde o começo de sua gestão na Fundação de Saúde, uma urgente melhoria na comodidade dos acompanhantes dos pacientes.

“Logo no início de 2017, percebemos a precariedade das condições de acomodação dos acompanhantes de pacientes que passavam noites, as vezes sentados em escadinhas de maca, o que sensibilizou empresários da cidade que ajudaram na aquisição de cadeiras de cordas plásticas. Porém, nada se compara à comodidade destas poltronas que adquirimos com o apoio imprescindível da Procuradoria do Trabalho, através da sensibilidade da Juíza Neiva Márcia Chagas, titular da Vara do Trabalho de Nova Andradina”, pontuou Nelson.