Publicado em 04/09/2016 às 14:00, Atualizado em 04/09/2016 às 17:20

Na Capital, 62% dos eleitores consideram saúde problemática e 10% a segurança

Pesquisa foi feita pelo Ibope e resultado se refere a Campo Grande

Redação,

Pesquisa realizada pelo Ibope aponta que 62% dos eleitores de Campo Grande consideram a saúde como tema mais problemático da cidade. Somente 10%, citaram a segurança como problema. O levantamento foi feito entre esta e a semana passada, em todas as 26 capitais brasileiras.

Outra capital que revelou grande percentual foi Cuiabá, no Mato Grosso. Conforme notícia do G1, o patamar ficou também com 62%, considerado o maior entre todas as cidades pesquisadas. Por lá, existe diferença de 53 pontos percentuais para as segundas maiores preocupações dos eleitores (segurança e educação, empatadas com 9%).

Ainda conforme a publicação, em apenas uma capital a saúde não figura sozinha na primeira colocação: em Porto Alegre. Na capital gaúcha, 37% apontam a saúde como a área mais problemática da cidade; já a segurança é citada por 36% – dentro da margem de erro, de 4 pontos.

A segurança aparece como a segunda maior preocupação em 23 das 26 cidades. Ela só perde para educação (com 15% em Florianópolis), impostos e taxas (com 14% em Palmas) e transporte coletivo (com 12% em Manaus).

Moradores de outras cidades onde foi feita coleta de dados nos últimos dias também colocam a saúde como a maior preocupação. São elas: Santos, São José dos Campos, Juiz de Fora, Juazeiro do Norte, Araraquara, Ribeirão Preto, Campinas, Londrina, Sorocaba, Feira de Santana, São Carlos e Uberlândia.

Segundo o G1, a pergunta feita pelo Ibope foi: “Desta lista de áreas onde as pessoas vêm enfrentando problemas de maior ou menor gravidade, por favor, diga qual é a área em que, na sua opinião, a população da cidade está enfrentando os maiores problemas”.

Veja a lista:

- Calçamento de ruas e avenidas

- Saúde

- Educação

- Trânsito

- Transporte coletivo

- Assistência Social

- Geração de empregos

- Iluminação pública

- Limpeza pública

- Abastecimento de água

- Segurança pública

- Habitação

- Meio ambiente

- Impostos e taxas

- Administração pública

- Atividades esportivas

- Atividades culturais

- Opções de lazer

- Rede de esgoto

- Corrupção

As pesquisas eleitorais têm nível de confiança de 95%. Se levada em conta a margem de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. Elas estão registradas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte - Correio do Estado