Publicado em 01/06/2022 às 14:00, Atualizado em 01/06/2022 às 14:34

MS propõe consórcio de governadores para potencializar Rota Bioceânica

A ideia, de acordo com o titular da Semagro, é que o Governo de Mato Grosso do Sul faça esse processo de liderança

Redação,
Cb image default
Divulgação

Ao menos 10 governos locais das regiões que estão no trajeto da Rota Bioceânica devem firmar um acordo de cooperação técnica visando a criação de um consórcio de governadores para estreitar as relações institucionais, aproximar as economias e potencializar as oportunidades de desenvolvimento de todo o entorno do corredor logístico que vai interligar Mato Grosso do Sul ao Paraguai, Argentina e Chile.

A proposta foi feita pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em reunião realizada na sexta-feira (27) em Campo Grande. O encontro foi realizado após o 1° Fórum de Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico e contou com a presença do Governador de Antofogasta, Ricardo Diaz Cortes; Governador de Tarapaca, José Miguel Gallardo; Governadora Regional Del Maule, Cristina Bravo Castro; Governador de Conceição, Edgar Idalino Lopez Ruiz e do Ministro de Carreira do MRE, João Carlos Parkinson.

“Mato Grosso do Sul já está fechando um acordo de cooperação institucional e técnica com o governo de Antofogasta. Isso já está em nível de chancelaria e deve ser finalizado nos próximos quinze dias. A ideia é que os outros governadores também sejam incluídos. Essa foi a proposta do governador Reinaldo, criarmos uma espécie de consórcio de governadores da rota bioceânica”, informou o secretário Jaime Verruck.

A ideia, de acordo com o titular da Semagro, é que o Governo de Mato Grosso do Sul faça esse processo de liderança. “Nós convidaremos também os governadores do Paraguai, da Argentina e do e o Chile que são diretamente impactados pela rota. Estimamos que sejam em torno de dez estados que participariam desse consórcio, onde serão discutidas ações mais regionalizadas, com a participação dos governos nacionais e inserção do setor privado”, finalizou Jaime Verruck.