Publicado em 28/07/2020 às 11:33, Atualizado em 28/07/2020 às 09:56

MS avança na exportação com implantação da ZPE e de nova empresa em Bataguassu

Com resoluções por parte do Governo Federal, MS deve receber nova indústria em 90 dias

Redação,
Cb image default
Divulgação

Mato Grosso do Sul avança no processo de exportação com a implementação da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) e pela autorização do Ministério da Economia para instalação da empresa Biofaz Sugar MS Indústria de Xaropes Ltda, em Bataguassu. Em conformidade com o projeto aprovado em novembro de 2019 pelo CZPE (Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação), a autorização foi dada na Resolução nº 12 do CZPE, publicada no DOU (Diário Oficial da União), de 17 de julho de 2020. Na mesma data, foi publicada no DOU a Resolução nº 14, que aprova o plano de trabalho da ZPE de Bataguassu.

Com a medida, da primeira indústria de plástico biodegradável a partir da batata doce vai exportar xarope de dextrose de batata doce e maltodextrina de batata doce e tem 90 dias a partir da publicação da aprovação para iniciar a instalação na ZPE. “São ações importantes do governo federal, pois a autorização para a instalação da indústria gera uma perspectiva de demanda na construção civil, com geração de empregos e movimentação na economia. Da mesma forma, a aprovação do plano de trabalho da ZPE estabelece o prazo para que em quatro anos seja feito o alfandegamento do local, com a construção da estrutura necessária para o funcionamento da Receita Federal”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O titular da Semagro lembra que a ZPE é um espaço onde as indústrias operam com benefícios tributários, cambiais e administrativos, com contrapartida de exportar no mínimo 80% da produção. “A ZPE de Bataguassu é um empreendimento privado e uma vitrine importante para que outras indústrias venham se instalar em nosso Estado”, explicou.

A ZPE de Bataguassu pertence ao grupo EGEZPE, possui uma área total de 2 milhões de m² com capacidade de duplicar a área, que é totalmente alfandegada.

Desde 2015 o Governo do Estado trabalha ativamente para a ativação da ZPE em Bataguassu, por acreditar na importância do empreendimento para a economia regional e o potencial para levar Mato Grosso do Sul a novos mercados externos.