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26/11/2019 às 07:00, Atualizado em 25/11/2019 às 17:21

Ministro volta a desrespeitar universidade pública e recebe repúdio do SISTA-MS

Tais afirmações visam caluniar as universidades federais brasileiras, passando informações inverídicas ao povo brasileiro.

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Divulgação

A Coordenação do SISTA-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) repudia as declarações sobre as universidades federais, do ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista à imprensa, na semana passada, onde ataca o princípio constitucional da autonomia universitária, consagrado no art. 207 da CF, incorrendo assim em crime de responsabilidade (art. 4º, “caput”, c/c art. 13, I, Lei 1.079/50), afirmando que as universidades possuem uma “soberania”, “com plantações extensivas de maconha” e “laboratórios de química com desenvolvimento de drogas sintéticas, como a metanfetamina”.

Tais afirmações visam caluniar as universidades federais brasileiras, passando informações inverídicas ao povo brasileiro, uma vez que as universidades públicas são centros de excelência de ensino, pesquisa e extensão, ocupando os primeiros lugares nos rankings nacionais e internacionais de produção de ciência e tecnologia.

O atual ministro da Educação, segundo Waldevino Basílio, coordenador geral do SISTA-MS, durante todo o ano de 2019 realizou contingenciamentos/cortes nos orçamentos das universidades federais, demonstrando o seu total desinteresse pela Educação Pública Brasileira.

Basílio informa que a Fasubra Sindical (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) já acionou sua assessoria para avaliar todas as medidas jurídicas possíveis para representar contra o referido ministro da Educação, uma vez que a sua atuação não condiz com a postura esperada de um ministro de Estado, o qual deveria ter uma postura ética e zelar pelo Ensino Público, Gratuito e de Qualidade, em vez de promover ataques infundados às universidades brasileiras.

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