Publicado em 24/09/2020 às 17:00, Atualizado em 24/09/2020 às 14:14

Ministra diz que "culpar homem do Pantanal" por incêndios é injustiça

Tereza Cristina citou que os responsáveis devem ser punidos com rigor

Redação,
Cb image default
Foto - Adriano Machado

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina disse em live promovida pela revista Época ontem (23), que a seca do Pantanal ajuda a ocorrência de incêndios, mas que também não é justo culpar o homem pantaneiro pelas chamas.

"Não vou dizer que é normal, nem agradável (os incêndios), mas a tendência, com a seca que tivemos, é que houvesse mais incêndios", disse Tereza Cristina.

Segundo a UOL, ao afirmar que "passou a infância" no Pantanal e conhece bem a região, ela advertiu que "culpar o homem do Pantanal pelos incêndios, aquele trabalha lá, é injustiça", já que ele também está tendo muito prejuízo por causa do fogo.

"Ficamos penalizados com a fauna, com a onça e o jacaré, mas temos de lembrar que as pessoas que estão lá terão um período difícil agora", advertiu. "Não vão ter pasto, o gado vai emagrecer e a região tem uma logística difícil e complicada para abastecer os animais com ração. É uma judiação e um sofrimento generalizado."

Tereza Cristina ainda acrescentou que é necessário punir quem ateou fogo no bioma, "propositalmente ou inadvertidamente". "A lei existe e

"A lei existe e é para ser cumprida", reforçou. De todo modo, acrescentou que se deve pensar se o bioma Pantanal está sendo trabalhado "da maneira correta". "Sobre a 'pata do boi', que muitos querem tirar, os velhos pantaneiros dizem que o boi é o bombeiro do Pantanal, porque ele come a palha e as gramíneas. Assim, se tiver fogo ele não se alastra como vimos este ano", exemplificou. "Temos de aprender com quem vive lá e com a ciência, e também com quem está estudando os efeitos do clima."