Buscar

06/09/2016 às 18:00, Atualizado em 06/09/2016 às 20:32

Mato Grosso do Sul terá o primeiro núcleo de inteligência integrado do Brasil

Ministro garantiu maior presença da Força Nacional no Estado

Mato Grosso do Sul será o primeiro estado do país a ter um núcleo de inteligência para reforçar a segurança e combater os crimes de tráfico de drogas e armas na faixa de fronteira. O governo federal também se comprometeu em enviar agentes da Força Nacional para o Estado depois dos jogos paraolímpicos. Outra promessa é de que serão enviadas tornozeleiras que ajudarão a desafogar o sistema penitenciário.

Em reunião com o Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, junto ao secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, o governador Reinaldo Azambuja foi informado que MS terá um dos cinco núcleos integrados formado por equipes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Polícia Civil que será instalado em Campo Grande.

O Estado tem 7.354 vagas nos presídios estaduais, mas o sistema penitenciário abriga 15.628 presos, 40% deles condenados por tráfico de drogas. A manutenção desses presos custa ao Estado R$ 126 milhões por ano. Para o governador, o justo é que uma parte dos presos seja transferida aos presídios federais e a União ajude nessa manutenção.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), só no primeiro semestre de 2016 foram apreendidas mais de 150 toneladas de drogas, sendo que Mato Grosso do Sul é rota visada pelos traficantes, devido a sua localização geográfica com 1.500 quilômetros de fronteiras, sendo 1.131 km com o Paraguai e 386 quilômetros com a Bolívia.

Fonte -  Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.