Publicado em 07/07/2017 às 14:00, Atualizado em 07/07/2017 às 12:57

Marun admite dificuldade na base para barrar denúncia contra Temer

Vice-líder do governo vê problemas em seis votos de aliados.

Redação,
Cb image default
Marun faz parte da tropa de choque do presidente na CCJ - José Cruz/Agência Brasil

O presidente Michel Temer (PMDB) não tem votos suficientes na Comissão de Constituição e Justiça para se livrar da denúncia da Procuradoria-Geral da República por corrupção passiva.

Ontem, o vice-líder do governo, deputado federal Carlos Marun (MS), reconheceu que na comissão não há o apoio necessário da própria base aliada, em especial do PSDB. “Temos problema de seis votos da base”, afirmou.

Nesta semana, Temer recebeu no Planalto pelo menos oito titulares da comissão, entre eles o deputado federal Elizeu Dionízio (MS), Silvio Torres (SP), e Paulo Abi-Ackel (MG).

Ao contrário dos outros quatro tucanos, integrantes da comissão e favoráveis ao presidente, esses três deputados têm mantido silêncio sobre o voto.

Na CCJ, Temer precisa ter maioria simples — 34 votos, para a aprovação de um relatório favorável ou rejeição de um parecer desfavorável.

Para governistas, a eventual aprovação de um parecer que peça a aceitação da denúncia pode ter um efeito cascata na votação no plenário — é necessário o mínimo de 172 votos para ser recusada a autorização de processo formal contra o presidente no STF.

Fonte - Correio do Estado