Buscar

27/10/2020 às 08:02, Atualizado em 26/10/2020 às 21:04

Lula pede suspensão de julgamento do caso do triplex

A defesa de Lula pede que, enquanto o STF não decidir o impasse envolvendo o acesso aos acordos da Petrobras, o julgamento do triplex, marcado para esta terça, seja suspenso e que o caso fique paralisado

Cb image default
Divulgação

A defesa do ex-presidente Lula acionou mais uma vez o Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o julgamento do caso do triplex no Guarujá (SP) que corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O julgamento estava previsto para esta terça (27), data de comemoração do aniversário de 75 anos de Lula. Os advogados solicitaram ao ministro do STF Edson Fachin que determine a paralisação do julgamento no STJ até que o próprio Supremo decida sobre um pedido de Lula para acessar três acordos assinados entre a Petrobras e autoridades dos Estados Unidos no âmbito da Lava-Jato, conforme informou O Globo.

A defesa do petista argumenta que, nessas tratativas, a Petrobras teria tido posição antagônica à que apresentou na justiça brasileira.

Segundo a defesa, a estatal assume sua culpa nos crimes trazidos à tona pela operação Lava-Jato e não coloca Lula como líder da organização criminosa, como fez no Brasil, onde figura como assistente de acusação contra o petista.

No STF, a Petrobras contesta o pedido e afirma que não pode abrir o conteúdo das tratativas porque violaria a lei dos EUA.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.