Publicado em 05/05/2025 às 16:21, Atualizado em 05/05/2025 às 19:26
Após rumores sobre mudanças no ministério, a troca do comando foi oficializada com a exoneração de Cida Gonçalves
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou Cida Gonçalves do cargo de ministra das Mulheres e nomeou Márcia Lopes para assumir o comando do ministério. A troca foi oficializada no início da tarde desta segunda-feira (5).
Lula efetivou a troca do comando do Ministério das Mulheres nesta manhã, em reunião privada entre a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, a nova ministra Márcia Lopes e a ex-ministra Cida Gonçalves. A decisão, no entanto, só foi divulgada no início desta tarde, por meio de nota enviada à imprensa e em publicação nas redes sociais.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta segunda-feira, 5 de maio, à assistente social e professora Márcia Lopes para o cargo de ministra das Mulheres, até então ocupado por Cida Gonçalves. A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União”, disse o comunicado.
A troca foi oficializada após meses de rumores nos bastidores sobre a vontade de Lula de fazer uma mudança no Ministério das Mulheres. O presidente estava em busca de uma substituta para Cida Gonçalves - que, para o presidente, não estava tendo uma boa atuação à frente da pasta.
Além da inércia da ex-ministra, as especulações sobre a queda de Cida cresceram depois das denúncias de assédio moral que estavam sendo investigadas pela Comissão de Ética da Presidência da República. No entanto, em fevereiro, a Comissão arquivou o caso em que ela era acusada também de negociar a demissão de uma ex-secretária propondo verba para apoiá-la em candidatura.
Apesar de negar as acusações, a saída de Cida Gonçalves do ministério era dada como certa. Na semana passada, o presidente Lula chegou ao nome de Márcia Lopes e a convidou para assumir a pasta.
Com informações do Portal IG