Buscar

15/09/2020 às 09:00, Atualizado em 14/09/2020 às 21:28

Lula é denunciado pela Lava Jato por usar instituto para lavar dinheiro

Defesa do ex-presidente alega perseguição da força-tarefa

Cb image default
Divulgação

O ex-presidente Lula foi denunciado pelo Ministério Público Federal por usar o Instituto Lula para lavar dinheiro – R$ 4 milhões - em São Paulo. A denúncia foi feita na sexta-feira (11), mas tornada pública nesta segunda-feira (14).

Conforme o UOL, Palocci, que foi ex-ministro da Fazenda e Paulo Okamoto, então presidente do Instituto Lula, também foram denunciado.

Segundo a acusação da Força-Tarefa da Lava Jato, entre dezembro de 2013 e março de 2014, os denunciados usaram o instituto para receber propina da Odebrecht como se fosse doação filantrópica.

Ainda segundo o UOL, o MPF citou a existência de contas correntes informais de propinas entre as empreiteiras Odebrecht e OAS e o PT, "a partir das quais foram repassados valores milionários para a aquisição e reforma de imóveis em favor do ex-presidente Lula" — no caso, um tríplex no Guarujá (SP) e um sítio em Atibaia (SP). As contas, descreve a denúncia, foram reconhecidas pela Justiça.

Defesa

A defesa do ex-presidente Lula disse que mais uma vez a Lava Jato recorre a acusações sem materialidade contra seus adversários.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.