Publicado em 05/05/2025 às 07:09, Atualizado em 04/05/2025 às 23:12

Lula avalia troca de comando no Ministério das Mulheres; Cida Gonçalves, de MS, pode deixar o cargo

A mudança pode ocorrer nesta segunda-feira

Redação,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve promover uma mudança no primeiro escalão de seu governo ainda nesta segunda-feira (5), véspera de sua viagem à Rússia e à China. Segundo informações do Correio Braziliense, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, deve ser substituída por Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social no segundo mandato de Lula, em 2010.

Cida, que é filiada ao PT e reside há décadas em Campo Grande (MS), estaria deixando o cargo em meio a pressões internas. De acordo com a reportagem do jornal, a troca é tratada como certa nos bastidores do governo. O principal motivo seria o recebimento de denúncias anônimas de assédio moral na pasta, feitas por meio do canal Resolveu, da Controladoria-Geral da União (CGU). Até o momento, não há nenhuma acusação formal contra a ministra.

Além disso, a atual gestora foi envolvida em polêmicas recentes, como o relato à Comissão de Ética da Presidência, em fevereiro, de que interrompia sua agenda oficial para atender demandas da primeira-dama Janja, com quem tem proximidade. A ministra também teria ignorado solicitações feitas por outros integrantes do governo, como Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência.

Segundo o Correio, Cida Gonçalves se reuniu com o presidente na última sexta-feira (2), quando teria sido oficialmente informada da decisão. Apesar de a assessoria da ministra afirmar que o encontro tratou apenas de temas da pasta, fontes relataram que ela deixou o Palácio do Planalto abatida.

Márcia Lopes, apontada como substituta, deve chegar a Brasília nesta segunda-feira para uma nova reunião com Lula e, possivelmente, para a assinatura do termo de posse. A data da publicação oficial da exoneração de Cida e da nomeação da nova ministra ainda não foi divulgada.