Publicado em 08/11/2017 às 19:31, Atualizado em 08/11/2017 às 17:22

Lei transforma a guavira na fruta símbolo de Mato Grosso do Sul

Fruta típica do Cerrado vai ser incluída em todos os materiais de divulgação do potencial turístico do estado.

Redação,
Cb image default
Guavira se tornou o fruto símbolo de Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/TV Morena)

A guariva, a Campomanesia spp, foi transformada no fruto que simboliza Mato Grosso do Sul. A lei que declara essa fruta típica do Cerrado como ícone do estado foi publicada nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial.

A lei autoriza também a inclusão do fruta em todas as divulgações do potencial turístico de Mato Grosso do Sul, em eventos e atividades dentro e fora do estado.

Matéria do Globo Repórter já mostrou que em Mato Grosso do Sul a guavira é considerada uma fruta da resistência, porque depois da estiagem, começa a chuva e aí, sim, as frutas aparecem nos guavirais nativos. E tem de coletar rápido porque elas amadurecem e duram no máximo duas semanas. Ficam assim. Em cachos. Verde e amarelo: a cor do Brasil.

No laboratório de tecnologia de alimentos foi confirmado que a guavira tem mais vitamina C do que a laranja. Em algumas espécies, foi encontrado quase 20 vezes mais vitamina C do que a laranja.

A cor amarela indica a presença de betacaroteno, que se converte em vitamina A; tem potássio, que ajuda a manter o vigor muscular; cálcio e fósforo, que deixam os ossos e dentes fortes; e magnésio, importante na digestão.

Conteúdo G1 MS