Buscar

02/10/2021 às 11:09, Atualizado em 01/10/2021 às 21:12

Lei endurece nomeação para cargos em comissão na Prefeitura de Nova Andradina

Entre outras hipóteses, será impedida a nomeação de pessoas, com decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado

Cb image default
Paço Municipal, ao fundo. Foto Marcos Donzeli (arquivo Nova Noticias)

As vedações para nomeação em cargos de comissão que já valiam para a Câmara de Vereadores passarão a vigorar na Prefeitura de Nova Andradina a partir da sanção do Projeto de Lei 39/2021.

A medida é de autoria do vereador Josenildo Ceará (PT) e foi aprovada por unanimidade durante a 28ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa, realizada na terça-feira (28), no plenário Sidney Sanches.

A proposta altera os artigos 1º, 3º e 5º da Lei 1.069/2012, estendendo para o Executivo municipal as mesmas vedações até então aplicáveis apenas para nomeações no âmbito do legislativo.

Entre outras hipóteses, será impedida a nomeação de pessoas, com decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, de condenados por crimes contra a economia popular, fé pública, administração pública e patrimônio público; contra o patrimônio privado, sistema financeiro e mercado de capitais; contra o meio ambiente e a saúde pública; abuso de autoridade; lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; tráfico de entorpecentes e drogas; racismo, tortura, terrorismo e hediondos; redução à condição análoga a de escravo; crimes contra a vida e a dignidade sexual.

Ainda conforme a mudança será de responsabilidade dos poderes Legislativo e Executivo, de forma individualizada, a fiscalização dos atos em obediência à lei, com a possibilidade de requerer aos órgãos competentes informações e documentos que entender necessários para o comprimento das exigências.

Além disso, dentro do prazo de 90 dias, contados da publicação da lei, será promovida a exoneração dos atuais ocupantes de cargos de provimento em comissão, caso se enquadrem nas situações previstas no Art.1º da Lei 1.069/2012.

Fonte -  assessoria do Legislativo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.