Publicado em 11/03/2018 às 16:14, Atualizado em 11/03/2018 às 13:04

Lançamento de Frente, audiências e sessão solene marcam semana na ALMS

Começa nesta segunda-feira.

Redação,

Estão agendados para a semana de 12 a 16 de março, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, duas audiências públicas, uma sessão solene e reunião de lançamento de uma nova Frente Parlamentar que irá atuar pela segurança alimentar da população.

A segunda-feira (12/3) começa com a audiência pública Discutir os Serviços Oferecidos Através da Telefonia Móvel na Área Rural de MS, proposta pelo deputado João Grandão, líder do Partido dos Trabalhadores na Casa de Leis. O evento está marcado das 14h às 18h, no Plenário Júlio Maia e pretende debater com produtores rurais e telefonias a melhoria dos serviços.

Na quarta-feira (14/3) o dia começa com a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), às 8h, no Plenarinho Nelito Câmara. No mesmo local, com início às 14h30, está agendada a reunião de Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional, também proposta pelo deputado João Grandão.

De acordo com o requerimento apresentado para a criação da Frente, a “Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam socialmente, economicamente e ambientalmente sustentáveis”. Portanto, segundo o deputado autor, “ao instituir a Frente será dado um passo para o futuro no qual terá o compromisso de estabelecer leis, decretos e prioritariamente o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional para sua população”.

Ainda na quarta-feira, às 19h30, está marcada a sessão solene de entrega do Troféu Celina Jallad, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres. O evento ocorre no Plenário Júlio Maia e foi proposto pelas deputadas estaduais Mara Caseiro (PSDB), Grazielle Machado (PR) e Antonieta Amorim (PMDB). O objetivo da honraria é homenagear personalidades femininas que se destacam no Estado, com o troféu que leva o nome da ex-deputada.

A semana fecha na sexta-feira (16/3) com a audiência pública A Paralisação das Obras de Duplicação da BR-163, pela Concessionária CCR MS/VIA, também proposta pelo deputado João Grandão, para que a empresa possa explicar aos sul-mato-grossenses o porquê das obras paralisarem. O evento está previsto para as 8h, no Plenário Júlio Maia.

Na terça, quarta e quinta, os deputados estaduais ainda participam das sessões plenárias, às 9h, no Plenário Júlio Maia. Todos os eventos da Casa de Leis são abertos ao público e à imprensa. A Assembleia Legislativa fica no Parque dos Poderes, Bloco 9.