Publicado em 28/08/2021 às 14:30, Atualizado em 28/08/2021 às 10:52

Irmãos Trad e Simone aparecem em lista dos mais influentes no Congresso

Entidade ainda formulou grupo de parlamentares em ascensão, que inclui Beto Pereira

Redação,
Cb image default
Divulgação

Três parlamentares de Mato Grosso do Sul foram eleitos pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional em 2021. Um deles é o senador Nelsinho Trad (PSD), novato no grupo que já contava antes com a senadora Simone Tebet (MDB).

Já o terceiro da lista é o deputado federal e irmão de Nelsinho, Fábio Trad (PSD), que também já apareceu em outras oportunidades entre os 100 mais influentes, ou "cabeças" do Congresso Nacional, como a própria publicação frisa.

PUBLICIDADE

Neste ano, o Diap ainda trouxe uma novidade, que foi a listagem dos parlamentares em ascensão, que inclui também deputados e senadores. Ao todo, foram 150 nessa categoria, um deles de Mato Grosso do Sul: o tucano Beto Pereira.

Segundo a entidade intersindical, os "cabeças" do Congresso são os que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas qualidades e habilidades, entre elas protagonismo no processo legislativo, condução de debates, negociações, articulações, sendo de oportunidade e leitura da realidade.

Outro ponto considerado importante na avaliação é a facilidade em conceber ideias, constituir posições e elaborar propostas, as projetando ao centro do debate, liderando a repercussão das mesmas. O perfil desejado é o de liderança.

"A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2021", frisa o Diap para justificar que nomes que estavam licenciados mas eventualmente assumiram seus mandatos para votações não serem listados.

Esse é o caso da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a sul-mato-grossense Tereza Cristina (DEM), e de seu colega de partido e também ministro Onyxx Lorenzoni (DEM, mas do Rio Grande do Sul).

Ao todo, o Brasil conta atualmente como 513 deputados federais e 81 senadores, somando então 594 parlamentares. Mato Grosso do Sul faz parte dessa bancada com oito deputados (proporcional ao quantitativo populacionao do Estado) e três senadores - número igual em todas as 27 unidades federativas.

Com informações do Campograndenews