Publicado em 27/03/2013 às 07:54, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Hashioka representa prefeitos de MS e assina pacto de adesão ao SUAS

Chefe do Executivo de Nova Andradina destacou investimentos na Assistência Social

Redação, Assessoria

O prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, assinou nesta terça-feira (26) pacto de adesão ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) entre o Governo do Estado e os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O ato visa o repasse de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS/2013) no valor de R$ 12.802.274,10. O repasse será feito todo dia cinco de cada mês e o dinheiro sairá diretamente do Fundo Estadual para o Fundo Municipal, respeitando a autonomia dos municípios como entes federados e autônomos na execução dessa política. O modelo é reconhecido nacionalmente como um marco na Política Estadual de Assistência Social. Acompanhado pela deputada estadual Dione Hashioka e pela secretária municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) Maria Eugênia, o chefe do Executivo de Nova Andradina representou todos os prefeitos de Mato Grosso do Sul durante a cerimônia realizada no Auditório da Governadoria, em Campo Grande. A solenidade contou ainda com a presença do governador André Puccinelli e de prefeitos de diversos municípios do Estado. “Quero mais uma vez cumprimentar pela competência e sensibilidade do governador André, um grande parceiro dos municípios. Um governador que fez com que Mato Grosso do Sul encontrasse o caminho do desenvolvimento”, disse Hashioka.

Na oportunidade, o prefeito também destacou o apoio do Executivo Estadual. “Todos nós prefeitos somos sabedores de que, se não fosse a ação efetiva do Governo do Estado na sua contabilização dos impostos estaduais, todos estariam em dificuldades por conta da oscilação que sofremos do Fundo de Participação dos Municípios”, detalhou. 
Para Hashioka, “o trabalho social deve ser estendido às crianças, aos idosos e nós, os gestores, temos que ter a preocupação de estar aplicando de forma positiva, com muita austeridade, os recursos públicos, pois entendemos que a ação social significa melhor distribuição de renda, significa desenvolvimento, significa dignidade para as pessoas”.
O valor do repasse do FEAS 2013 é calculado segundo o nível de gestão e estimativa de domicílios pobres do município, além de montante adicional para as localidades que desejam ampliar suas ações dentro da Política de Assistência Social nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas). “Sabemos da sensibilidade do governador André Puccinelli, da capacidade e competência da secretária de Assistência Social Tânia Garib. Todos nós, prefeitos e prefeitas, nos sentimos fortalecidos com a parceria com o Governo do Estado”, acrescentou o prefeito de Nova Andradina.