Publicado em 22/12/2021 às 10:35, Atualizado em 22/12/2021 às 10:51

Governo entrega maquinários agrícolas para melhorar manutenção de estradas em 15 cidades

Quase R$ 10 milhões foram investidos na aquisição dos maquinários

Redação,
Cb image default
Foto - Chico Ribeiro

Maquinários agrícolas que vão auxiliar na manutenção de estradas vicinais de 15 municípios de Mato Grosso do Sul foram entregues nesta terça-feira (21) pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Em cerimônia realizada no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário), na saída de Campo Grande para Rochedo, Reinaldo Azambuja anunciou mais entregas de maquinários e implementos agrícolas nos próximos meses.

"Só dessa linha de tratores, de máquinas de fazer silagem e de carretas distribuidoras de calcário, nós vamos entregar para as prefeituras mais de 1.400 equipamentos, que já estão comprados – em uma parceria da bancada [federal de Mato Grosso do Sul no Congresso] com o Estado", destacou.

"Da linha amarela, que tem motoniveladora, escavadeira mecânica e retroescavadeira, todos os municípios vão receber equipamentos. São mais de 360 equipamentos que nós já compramos, estamos recebendo e fazendo as entregas", completou o governador.

Quase R$ 10 milhões foram investidos na aquisição dos maquinários. 14 motoniveladoras foram enviadas para os municípios de Água Clara, Amambai, Angélica, Batayporã, Bonito, Caracol, Coronel Sapucaia, Douradina, Figueirão, Jardim, Novo Horizonte do Sul, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo e Taquarussu. E uma retroescavadeira foi entregue para Miranda.

Com recursos estaduais e de bancada, 1.400 maquinários e implementos agrícolas serão entregues aos 79 municípios

A cedência dos maquinários visa atender o programa PROSOLO (Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água), criado pela Semagro para auxiliar os pequenos produtores nas ações de conservação e adequação de estradas vicinais e obras de conservação de solo em áreas críticas, contribuindo para a meta de tornar Mato Grosso do Sul um Estado Carbono Neutro até 2030.

"Pelo PROSOLO, identificamos que boa parte dos problemas que temos em assoreamento de rio, em situações de levar enxurrada para dentro de rio, decorre da manutenção das estradas. A maioria delas é rebaixada e acaba sendo grande canal de escoamento das águas para dentro dos rios. Dentro desse conceito, esses maquinários vão ajudar na manutenção correta das estradas".

Também participaram da entrega os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), Sérgio de Paula (Casa Civil), Ricardo Senna (adjunto da Semagro) e Pedro Caravina (adjunto da Infraestrutura); o diretor-presidente da Agraer, André Borges; o senador Nelsinho Trad; o deputado federal Luiz Ovando; e a deputada estadual Mara Caseiro. Além deles, prefeitos e demais lideranças das cidades beneficiadas.