Publicado em 20/08/2020 às 11:00, Atualizado em 20/08/2020 às 00:27

Governo deve prorrogar suspensão de contratos e jornadas de trabalho

Esta é a segunda prorrogação por causa da crise econômica causada pela pandemia

Redação,
Cb image default
Divulgação

O governo Bolsonaro deve prorrogar por 60 dias a medida que permite redução proporcional de jornada e salário de trabalhadores, por causa da pandemia da covid-19. A informação foi apurada nesta quarta-feira (19), pela CNN Brasil.

Conforme divulgado, esta será a segunda vez que o governo decide esticar a medida para dar fôlego às empresas afetadas pela crise econômica.

Segundo a emissora, o texto deve ser assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nos próximos dias. A medida também prorroga por mais duas parcelas o benefício emergencial pago para quem tem carteira de trabalho assinada como empregado intermitente, ou seja, que trabalha apenas quando demandado pelo empregador.

A permissão para reduzir jornada e salário foi feita inicialmente em abril e prorrogada pela primeira vez em julho deste ano. Ela previa a redução de jornada e de salário por até 90 dias e a suspensão dos contratos de trabalho por 60 dias.

Em documento encaminhado a Bolsonaro, no qual a CNN teve acesso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que a prorrogação da medida é necessária porque o país “permanece o estado de calamidade pública”.

De acordo com Guedes, embora parte da atividades econômicas estejam sendo retomadas, as curvas de contágio seguem impondo medidas restritivas a estados e municípios.