Publicado em 17/11/2021 às 11:04, Atualizado em 17/11/2021 às 11:29

Governo de MS aposta na tecnologia para combater a dengue e lança 3ª versão do aplicativo E-visita

Versão foi testadas no interior e será usada na capital e outros municípios de MS

Redação,
Cb image default
Divulgação

Na tarde desta terça-feira (16), o Governo de Mato Grosso do Sul lançou a terceira fase do E-vista, aplicativo usado pelos Agentes de Combate a Endemias para registrar informações referentes às residências que visitam no trabalho de prevenção de doenças como a dengue.

No evento foram entregues 2 mil smartphones habilitados com a nova versão do aplicativo.

De acordo com o Coronel Marcello Fraiha, assessor militar da Secretaria Estadual de Saúde, a atualização irá possibilitar que o agente verifique, por meio de GPS, com precisão o endereço do imóvel e carregue a informação em no banco de dados, que será usado pelos gestores para elaborar estratégias de combate às doenças.

Em casos de focos de dengue, por exemplo, fotos poderão ser feitas por meio do celular e carregadas no mesmo banco de dados. As informações poderão ser usadas, inclusive para determinar em que regiões há mais aparecimento da doença, quais os meses com mais casos registrados ou que ruas e bairros precisam de mais cuidado por parte do poder público.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, explica que o aplicativo é usado desde 2016, mas, agora foi aperfeiçoado porque está sendo uma ferramenta importante no enfrentamento das endemias em MS.

“Os dados municiam os gestores, tanto dos municípios como do estado, para o enfrentamento das várias doenças que persistem e são endêmicas no estado. São R$ 2 milhões investidos e nós queremos que todos os municípios adotem essa ferramenta”.

Ele ainda reforça que o banco de dados é alimentado em tempo real e isso agiliza as estratégias de enfrentamento.

“Isso ajuda no combate de doenças porque temos como saber o que fazer em tempo real, as intervenções que precisam ser feitas no sentido de melhorar e fazer com que as doenças tão presentes tenham enfretamento.”, ressalta o secretário.

A atualização foi testada em algumas cidades do interior desde o começo do ano e, como sua eficiência foi comprovada, ela será usada na capital e em outros municípios.